
Fora de casa, JEC perde para o Blumenau
Na tarde de ontem, o Joinville (JEC) foi derrotado pelo Blumenau (BEC) na estreia da Copa Santa Catarina, pelo placar de 2 a 0. A partida foi disputada no estádio do Sesi, casa do Blumenau, diante de 1089 torcedores presentes. Os gols foram marcados por Wellisson e Luketa.
O Joinville foi dominado pelo BEC durante praticamente a partida inteira, sofrendo bastante em seu campo de defesa, e, logo aos 2 minutos do primeiro tempo, o BEC abriu o placar. Após troca de passes da equipe blumenauense, a bola chegou no lateral-esquerdo JV, que cruzou rasteiro para Wellisson apenas empurrar para o gol.
Depois do 1 a 0, o JEC encontrou dificuldade em criar boas chances de gol. Mesmo com a marcação alta na saída de bola do Blumenau, a equipe joinvilense não conseguiu impor o ritmo de jogo ofensivo prometido pelo técnico Leandro Sena. Já o BEC conseguiu criar mais oportunidades e pressionar a zaga adversária, e, aos 24 minutos, quase ampliou o placar com Vinicius Jaú, que limpou a marcação da ponta direita e chutou no travessão.
O Blumenau seguiu pressionando na primeira etapa em busca do segundo gol. Aos 32 minutos, em cobrança de escanteio, a bola sobrou nos pés de Jaú, que chutou forte para uma bela defesa do goleiro Bruno Pianissolla. O camisa 11 do BEC chegou perto de marcar novamente, quando, aos 42 minutos, cobrou uma falta muito próxima à área do JEC. O chute desviou na barreira e saiu à esquerda da meta joinvilense.
Apesar das poucas oportunidades, o JEC chegou perto do empate no fim da primeira etapa. Depois da zaga do Blumenau afastar, a bola sobrou na ponta direita com Lucas Lopes, que cruzou na cabeça de Brazion. Para a frustração do atacante, a bola passou tirando tinta da trave esquerda do goleiro Gledson e foi para fora. Essa foi a única chance clara de gol do Joinville no primeiro tempo e em toda a partida.
Segundo tempo
Na segunda etapa, as coisas não foram muito diferentes. O JEC ainda via muitas dificuldades em trocar passes no setor ofensivo, mas o BEC também não chegava com muito perigo à área. Até que, aos 19 minutos, Diego Jardel lançou para Luketa, que finalizou forte para mais uma boa defesa de Bruno Pianissolla.
Depois de minutos de dominância ofensiva, o Blumenau chegou ao seu segundo gol. João Vitor fez belíssima jogada no campo de defesa, abrindo a defesa do JEC. O lateral inverteu o jogo para o camisa 9 Luketa, que tentou um passe no meio que sobrou nos pés de Diego Jardel. O camisa 10 acionou Wellisson na grande área, porém, o zagueiro Guti, do Joinville, tentou afastar e acabou trombando com Pianissolla. Após a lambança, a bola sobrou para Luketa cabecear livre e com o gol aberto, ampliando o marcador.
O BEC ainda teve mais duas chances perigosas antes do apito final. Aos 39 minutos, Paul Henry, que tinha acabado de entrar, avançou livre pela direita e chutou rasteiro. A bola carimbou a trave e voltou para o time do Blumenau, que não aproveitou o rebote. Já aos 44, a bola sobrou livre na área para Luketa mais uma vez, que chutou fraco para fora, à esquerda do gol do JEC.
O técnico do Joinville, Leandro Sena, disse o que achou da postura da equipe após o término da partida. “Nosso comportamento foi ruim desde o início do jogo. Nossa equipe não entrou concentrada, tanto que o gol saiu logo no começo. O Blumenau foi superior do início ao fim do jogo. Agora é preciso trabalhar para melhorar, peço desculpas ao nosso torcedor”, comentou, frustrado com a derrota.

O resultado de ontem foi muito comemorado pelo BEC, que, com a vitória, quebrou um tabu de 28 anos sem vencer o Joinville. As duas equipes estão no grupo C da Copa Santa Catarina, juntamente das equipes do Carlos Renaux e do Nação, que empataram, deixando o Blumenau na liderança e o JEC na lanterna.
Na segunda rodada da Copa SC, o JEC tem pela frente o Nação. O duelo acontecerá no próximo domingo, 14, às 15h, na Arena Joinville. Já o Blumenau enfrenta o Carlos Renaux fora de casa, no Estádio Augusto Bauer, também no domingo, às 15h.