Palestra destacou importância da assessoria de imprensa para organizações
O consultor de comunicação e marketing Siloé Almeida palestrou para estudantes e profissionais de Jornalismo e Administração na noite de ontem. Ele falou de sua experiência de quatro décadas de trabalho na área e de estratégias para divulgar boas notícias das organizações.
O palestrante destacou a importância de investimento em boas assessorias de imprensa. “A comunicação aumenta a velocidade das realizações e multiplica os resultados, além e reduzir custos”, afirmou. Siloé também abordou questões éticas da profissão. “O assessor trabalha com a verdade dos fatos, pois o que o colega jornalista de redação precisa é de informação confiável”, explicou.
Atuar no gerenciamento de crises também faz parte das tarefas do assessor de comunicação. “A crise com a opinião pública é resultado de uma adversidade mal administrada”, definiu Siloé. “A melhor prevenção à crise é uma assessoria de imprensa permanente.”
Conforme o jornalista, a primeira tarefa a ser realizada durante uma gestão de crise é inteirar-se das informações para repassar aos órgãos de imprensa e, se houver vítimas, providenciar socorro e assistência. Ele criticou as organizações que, em momentos de crise, gastam tempo procurando culpados. “Essa é uma tarefa da polícia, da justiça”, afirmou.
Ao responder perguntas da plateia, Siloé destacou como fundamental a ação de treinar os assessorados para que possam ser ajudados por suas assessorias. “A má notícia anda com as próprias pernas; a boa notícia precisa de uma engenharia de comunicação chamada assessoria de imprensa”, argumentou.
Siloé atuou como correspondente internacional para a CBN e Rádio Globo, nos EUA e em países da América Latina. Também colaborou com o Jornal Nacional e Fantástico, da Rede Globo e, atualmente, dirige programas e apresentações de Cid Moreira. A palestra foi organizada pelos alunos da 5ª fase de Jornalismo, como atividade da disciplina de Assessoria de Comunicação.