“Vida de Foca” abre temporada de bancas de Projetos Experimentais
Por Roger Caetano
Muitas produções acadêmicas, reportagens, entrevistas são feitas ao longo dos quatro anos do curso de Jornalismo. A aluna Marília Comelli decidiu dividir com o público as alegrias e percalços de uma repórter iniciante. Em seu projeto experimental “Vida de Foca”, ela escreve crônicas, publicadas na plataforma Medium. “Foca”, no jargão jornalístico, refere-se a quem está no início da carreira.
Marília apresentou seu trabalho na tarde de terça-feira, embora o prazo final para entrega dos projetos ocorra apenas no dia 24. O adiantamento foi motivado pela viagem de uma das avaliadoras, a professora convidada Wania Bittencourt (Furb).
Orientada pela professora Marília Crispi de Moraes, a acadêmica retratou com bom humor, por meio de crônicas, situações vividas por ela durante o curso e que são familiares para aqueles que estudam ou têm o jornalismo como profissão. Com 14 crônicas publicadas, o objetivo da aluna foi exercitar um gênero textual presente no jornalismo, mas pouco explorado na academia. Além disso, ela provoca reflexões sobre os bastidores da produção jornalística. “Muitas coisas que acontecem fora da matéria, coisas que os leitores não conseguem ver, refletem diretamente naquilo que foi produzido. A partir do momento que isso é expressado, é possível criar uma conexão entre o repórter e leitor e também humanizar o jornalista”, comentou Comelli.
Durante a defesa do projeto experimental, a acadêmica ressaltou que o “Vida de Foca” é destinado a estudantes de Jornalismo, pois eles estão vivenciando o ambiente acadêmico, além de jornalistas recém-formados que possuem memórias recentes do período de faculdade e outros apreciadores de crônicas.
No embasamento teórico, Comelli citou características estruturais do gênero crônica. Segundo a acadêmica, a crônica retira do jornalismo sua matéria prima, assuntos do cotidiano, discute situações banais que o jornalismo retrata. Em suas considerações finais, a acadêmica apontou a possibilidade de abrir o blog para colaboradores, aumentar o número de publicações e, futuramente, selecionar as melhores para publicação em livro impresso.
A professora convidada, Wania Bittencourt, foi a primeira a fazer comentários sobre o trabalho. Ela elogiou o interesse da aluna em desenvolver reflexões sobre a prática jornalística utilizando a crônica como meio e citou produções que apresentam situações similares ao “Vida de Foca” como o blog “Novo em Folha”, da Folha de São Paulo e o “Profissão Repórter”, que também falam dos bastidores da reportagem. Wania recomendou que Comelli estabeleça uma periodicidade regular para as postagens. “Eu sei que é difícil, mas o ideal seria você fazer esse exercício de publicar uma crônica por semana, para sentir a reação do público de maneira mais adequada, mais real, e também sentir o desafio do deadline, que é um dos sofrimentos do cronista”, apontou.
A professora Lívia Vieira parabenizou a iniciativa e enfatizou que a escolha pelo formato e o tema representam a inovação no projeto. Ela ponderou que Comelli poderia ter utilizado na mensuração de impacto dos resultados as ferramentas disponíveis na plataforma, como os “aplausos” e os “destaques”. A acadêmica foi aprovada pela banca avaliadora com a nota 9,5.