Jornalismo Muda o Mundo emociona participantes
Do riso às lágrimas, muitas foram as emoções na primeira edição do ano do Jornalismo Muda o Mundo 2.1. O evento ocorreu no anfiteatro da Faculdade Ielusc e reuniu professores, estudantes e egressos de Jornalismo. Estudantes da 3ª fase do curso participaram da organização e a egressa Sabrina Aguiar (RIC Record) foi a mestre de cerimônias.
Um vídeo relembrou os melhores momentos das edições do ano passado, que marcaram os 20 anos do curso. O quadro “Sobrenome Ielusc” recebeu os egressos Naiara Larsen e Nathan Farias, que foram entrevistados pela professora Marília Crispi de Moraes. Eles contaram um pouco de suas experiências no mercado de trabalho e também episódios engraçados de sua vida acadêmica.
O que parecia ser apenas um vídeo sobre os projetos experimentais em andamento, acabou proporcionando um dos momentos mais emocionantes da noite, pois os alunos da 7a fase convidaram a professora Kérley Winques para ser paraninfa de sua formatura. Após o “sim”, houve abraço coletivo na professora.
A nova camiseta do curso foi vendida durante o evento. Nathalia Thomassen, egressa que criou a estampa vencedora em um concurso interno, recebeu como prêmio um kit de livros da biblioteca pessoal dos professores.
Um dos quadros mais esperados da noite, o “Quem é o Jornalista?”, foi apresentado pelas acadêmicas Gabriele Abatti e Sara Lins. Elas entrevistaram a professora Beatriz Cavenaghi e relembraram passagens engraçadas de sua vida. Não faltaram depoimentos emocionantes do irmão, mãe e amigas da professora, no melhor estilo “arquivo confidencial”. Na plateia, “Bea” contou com a presença de seus pais, que vieram de Florianópolis para prestigiar o evento.
Em seguida, teve início a palestra com o jornalista Breno Costa, que falou sobre inovação e contou suas experiências como repórter na Folha de São Paulo, The Intercept, a criação do site Brio, voltado a grandes reportagens, e sobre a criação de sua newsletter “Brasil Real Oficial“. Esta iniciativa reúne informações relevantes extraídas do Diário Oficial da União e que, normalmente, não são exploradas pela mídia tradicional. Breno faz toda a curadoria e relata as informações de modo claro, para que sejam facilmente compreendidas pelos leitores.
Entre os veículos atuais que considera mais inovadores, Breno citou o Jota, especializado em cobertura jurídica, e o The Intercept. O jornalista destacou a importância de incorporar o uso de novas tecnologias ao cotidiano do jornalista, mas destacou que o espírito inovador vai além da técnica. Para Breno, o jornalista precisa ter formação humanista para realizar um bom trabalho.
Ao final do evento, foram sorteados dois combos do Tucanos entre os participantes que fizeram perguntas. O vencedor foi Bernardo Gonçalves (1a fase). A egressa Anna Carolina Azêdo ganhou uma camiseta.