Mostra Virtual de Arte segue até 20 de junho
A pandemia do Coronavírus não impediu o curso de Publicidade de Propaganda de realizar sua mostra anual de arte contemporânea. A saída encontrada foi realizar uma Mostra Virtual, por meio do Instagram da Mova. Desde o dia 20 de maio, estudantes da terceira fase publicam suas obras digitais ou físicas, mas com registros digitais. Os posts diários prosseguem até 20 de junho. O tema transversal do semestre, “Sociodiversidade e Multiculturalismo” inspira os trabalhos expostos.
Desde o ano passado, a mostra é interdisciplinar, pois abrange – além de Arte Contemporânea, ministrada pela professora Patrícia Villar – as disciplinas de Cultura e Consumo (professora Maria Elisa Máximo) e Direção de Arte (professor Rodrigo Ascenção). A intenção é levar as produções artísticas dos estudantes para a comunidade em geral.
Divididos em equipes, os estudantes são orientados, na disciplina de Cultura e Consumo, a pensar no conceito, narrativa e crítica a um determinado tema. “Na minha disciplina, eles pensam a linguagem, o suporte e toda a estética da obra”, conta Patrícia Villar. Toda a parte de divulgação fica sob responsabilidade da disciplina de Direção de Arte.
Patrícia declarou-se satisfeita com os resultados da Mova até aqui. “Todos abraçaram com vontade o desafio, uma equipe ficou responsável por mapear e organizar as postagens”, contou a professora. “Ainda vamos gerar textos de análise para compartilhar os resultados.”
Cada obra é acompanhada de um texto que provoca reflexões e crítica social. As técnicas utilizadas vão desde fotografia e filmagem a colagens e utilização de softwares de edição.