Conheça In the Heights e outras produções com Lin-Manuel Miranda
Por Heloisa Krzeminski
Usnavi, interpretado por Anthony Ramos, é um jovem comerciante que sonha em voltar para o seu país natal, a República Dominicana, e reabrir o bar de seu falecido pai. Morador do bairro Washington Heights, em Nova York, divide a vida com uma comunidade latina unida e calorosa. Apesar de o jovem ser o protagonista, o filme acompanha a vida de diversos personagens dessa comunidade que possuem seus próprios sonhos e desafios longe de seus países de origem.
Repleto de energia, com danças e músicas dignas de um musical da Brodway, In the Heights, disponível na plataforma de streaming HBO Max como Em Um Bairro de Nova York, retrata a cultura latino-americana de forma alegre e convidativa, que dá até vontade de afastar os móveis da sala para dançar junto dos personagens. O mais intrigante é a forma que temas sérios são abordados de forma leve sem perder a relevância.
Com direção de Jon M. Chu e roteiro de Quiara Alegria Hudes, o que me influenciou a escrever sobre esse longa foi Lin-Manuel Miranda, um dos produtores do filme e autor da peça original que inspirou o filme. Compositor de diversas produções de sucesso indicadas ao Oscar, como Moana, Lin-Manuel também foi o criador do fenômeno Hamilton. O musical, disponível no Disney+, retrata a vida de Alexander Hamilton, interpretado pelo próprio Miranda, um dos principais personagens da fundação dos Estados Unidos e conhecido como o pai-fundador do país.
O enredo do musical foi adaptado de uma biografia de Hamilton escrita pelo historiador Ron Chernow, resultando em um fenômeno nada convencional. Digo isso porque, particularmente, nunca fui fã de musicais, mas com Hamilton me surpreendi. A versão teatral da história traz uma mistura de rap, R&B, música pop e jazz que tornam o musical dinâmico e energético. Além disso, o elenco multiétnico interpreta uma história política de importância significativa para as causas das minorias de forma que humanizou personagens históricos considerados intocáveis devido sua importância.
Por fim, outra produção que gostaria de recomendar é a animação recém-lançada da Netflix A Jornada de Vivo, dirigida por Kirk DeMicco e roteiro de Quiara Alegria Hudes. Lin-Manuel dessa vez faz parte do elenco do filme, interpretando o Jupará Vivo. O macaquinho apaixonado por música tem a missão de entregar uma canção de amor escrita por um grande amigo a uma famosa cantora que fará o último show da carreira. Assim, o protagonista inicia a conturbada viagem de Havana até Miami com muita melodia e coragem.
Sendo o primeiro musical da Sony Pictures Animation, eu diria ser possível comparar a história de Vivo com uma animação da Pixar, já que foi capaz de me levar às lágrimas nos primeiros 10 minutos de filme.
A próxima vez que o nome de Lin-Manuel estará nos créditos do cinema é em Encanto, o novo filme da Walt Disney Animation Studios dirigido por Byron Howard e Jared Bush. A animação contará com canções inéditas do ator e compositor e contará a história dos Madrigal, uma família com poderes extraordinários que vive em uma casa mágica escondida nas montanhas da Colômbia. A estreia está prevista para novembro de 2021 nos cinemas.
Depois de todas essas indicações eu diria que vale a pena acompanhar os trabalhos de Lin-Manuel Miranda. Como artista, suas obras são valiosas em qualidade e suas músicas são de um talento único. Por isso, já estou procurando outras produções dele para assistir.