Pianíssimo espalha música pela cidade
Até domingo os joinvilenses podem assistir gratuitamente a apresentações do “Pianíssimo – Todos os pianos do mundo. Nesta primeira edição, pianistas brasileiros e de outros países encantam o público. Para este sábado estão programadas oito apresentações, a partir das 10h30 e, no domingo, outras três. Para acessar a programação clique aqui.
O catarinense Pablo Rossi, que soma mais de dez primeiros prêmios internacionais e já atuou como solista de orquestras, como a de Câmara do Kremlin, de Moscou e de Auvergne, e as Sinfônicas de Kirov e de São Paulo, apresenta-se no sábado, às 18 horas, no Teatro Juarez Machado. Rossi já participou de uma centena de recitais em salas de prestígio pela Europa, Estados Unidos, África e América Latina. À noite, a partir das 20h30, é a vez de Roman Zaslavsky (Rússia/Israel). Ele venceu o primeiro prêmio do “José Iturbi International Piano Competition”, em Valência, na Espanha e apresenta-se com frequência países europeus, assim como em Israel, Japão, Colômbia, México, Argentina e Brasil. Em 2017, foi indicado para professor de piano na University of Music and Arts, em Viena.
No domingo, o concerto de encerramento começa às 20 horas, no Teatro Juarez Machado, com a ucraniana Valentina Lisitsa, que já obteve mais de 170 milhões de visualizações em vídeos postados no Youtube.
Miguel Proença é o nome por trás do Pianíssimo. Em uma de suas visitas a Joinville, concluiu que a cidade oferecia possibilidades para um festival como este. Proença é doutor em música pela Escola Superior de Hannover e pianista há 56 anos, além de dirigir a Sala Cecília Meirelles, um dos mais tradicionais espaços para concertos do país, localizada no Rio de Janeiro.
Segundo Mirtes Strapazzon, diretora pedagógica da Belas Artes, o Pianíssimo recebeu aprovação do público, lotando os locais de apresentações, como a própria escola e o Teatro Juarez Machado. Além desses espaços, o Pianíssimo leva música a shoppings, praças públicas, escolas, bares e cafeterias.
.