Jornalismo Ielusc recebe prêmios no Expocom Nacional
As jornalistas Jéssica Weirich e Letícia de Castro, egressas da Faculdade Ielusc, receberam troféus no Prêmio Expocom Nacional (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), durante o Intercom, realizado em Joinville. Os vencedores foram conhecidos no sábado, no Centro de Convenções da Univille. O evento reuniu participantes de todas as regiões do país.
Jéssica e Letícia foram orientadas pela professora Kérley Winques / Foto:Intercom
Com a reportagem multimídia “Por dentro da Ocupação”, Jéssica concorreu na categoria Jornalismo Digital. Leticia, na categoria Audiovisual para Mídias Digitais, apresentou o webdocumentário “Para Além dos 90 Minutos”. As duas foram orientadas pela professora Kérley Winques. “Elas venceram por expor aquilo em que acreditam, ecoaram vozes de estigmatizados e invisibilizados. Utilizaram o jornalismo como meio para denunciar desigualdades”, afirmou a professora Kérley em uma rede social.
Em sua reportagem, Jéssica traz à tona a realidade vivida pelos moradores da Ocupação Machado, no bairro Morro do Meio, em Joinville. Foram quatro meses de apuração, que contou também com imagens aéreas, captadas com drone. Ela incluiu um Diário de Bordo, onde conta os bastidores do trabalho desenvolvido. Para além dos 90 minutos narra histórias vividas por jornalistas, jogadoras, torcedoras e árbitras para trazer à tona a realidade e discriminação vividas pelas mulheres no futebol.
Também foram finalistas do Expocom Nacional as estudantes da oitava fase de Jornalismo Nathalia Thomassen e Maria Luiza Parisotto, na categoria Produto Multimídia, com a reportagem “Aussuba Auá, Mulheres da Terra”.
O professor Silvio Melatti, coordenador do curso de Jornalismo da Faculdade Ielusc, afirmou que os bons resultados obtidos servem de estímulo para que outros acadêmicos também participem do Intercom e de outros eventos similares.