Hoje tem roda de conversa sobre jornalismo e literatura no Sesc
O teatro do Sesc recebe hoje, às 19h30, a jornalista, editora e escritora Katherine Funke, que lançou neste mês o livro “Sem pressa”. Com 116 páginas, a obra traz sete reportagens escritas com recursos literários sobre ofícios que, de algum modo, levam em consideração a passagem do tempo: fabricar pandeiros artesanais ou fotografar animais na África, por exemplo. Ela participa de uma roda de conversa sobre cruzamentos entre jornalismo e literatura, a partir do conteúdo de sua obra mais recente.
Os convidados que participam da conversa desta noite são o cineasta Anderson Dresch Dias Correa, o escritor Antonio Pokrywiecki, o doutor em Literatura Edson Burg, a jornalista e doutora em Ciências da Linguagem Marília Crispi de Moraes e a doutora em Literatura Taiza Mara Rauen Moraes.
“Sem pressa” tem distribuição gratuita. Produzido com Bolsa Funarte de Criação Literária, o conteúdo chega ao público em tiragem de 500 exemplares e com ilustrações da joinvilense Meryl Dith. O projeto é realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Funcultural e Edital Elisabete Anderle/2017.
O livro foi escrito por Katherine Funke há cerca de oito anos e seguiu amadurecendo ao longo dos anos. “As histórias ficaram fermentando como um bom vinho”, diz a autora. “Relendo os textos, percebi que essa demora para lançar em livro fez decantar os sentidos, os significados e as potências de cada história.”
Oficina
No sábado, das 14 às 17 horas, também no Sesc Joinville, haverá uma oficina gratuita de criação literária. Em Florianópolis, o lançamento de “Sem pressa” será no dia 21 de setembro, a partir das 20 horas, no Espaço Cultural Armazém – Coletivo Elza, com mais uma oficina gratuita, a ser realizada no mesmo dia, entre 16 e 19 horas.
As inscrições para as oficinas podem ser feitas pelo e-mail editoramicronotas@gmail.com. Os interessados devem enviar nome completo, data de nascimento e duas linhas de resposta para a pergunta: “Por que você quer fazer esta oficina?”
O livro
“Sem pressa” traz sete histórias: a trajetória da Oficina de Pandeiros de Tamima Brasil; a percepção de Stella Caymmi, neta de Dorival Caymmi, sobre a velocidade do tempo; a aventura cósmica dos chocolates produzidos, do cacau à barra, pela Amma Chocolate; o dia a dia do restaurante slow food de Patricia Helena Dias; a lenta restauração de objetos de cerâmica recuperados em navios naufragados pelo Museu Náutico da Bahia; um perfil do fotógrafo Christian Cravo, logo depois de seu retorno da África, após um período no Haiti, e outro do cineasta Bernard Attal, diretor de “A Coleção Invisível”, filme baseado em um conto de Stefan Zweig.
O prefácio da publicação é da jornalista e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Nadja Vladi – que já confirmou presença no lançamento em Joinville – e orelha assinada pelo escritor e editor Daniel Rosa dos Santos. O design é de Pierre Themotheo e as traduções de poesias de Charles Baudelaire foram feitas pelo escritor Flávio Dias.
Nascida em Joinville e radicada em Salvador no período 2003-2013, Katherine voltou a Santa Catarina para escrever o romance Viagens de Walter em projeto de residência artística selecionado pela Bolsa Interações Estéticas, da Funarte. De volta à cidade natal, fundou a Micronotas no ano passado e segue publicando projetos autorais, como o livro de poesias “Lucida Sans”, lançado em tiragem artesanal limitada, e o conto “Coração de galinha”, cuja versão em alemão foi publicada pela editora Klaus Wagenbach, de Berlim.