Pesquisa mostra transformações do design no jornalismo
Por Helena Bosse
A acadêmica Jéssica Ramiro estudou “As transformações do design no Jornalismo contemporâneo: uma análise das reportagens multimídias do portal UOL TAB”. A banca avaliadora foi composta pela orientadora da pesquisa, Kérley Winques, o doutor em Literatura, Sandro Galarça, e o chefe do Departamento de Design na Univille, Haro Schulenburg.
O gosto pelo design acompanha a acadêmica antes mesmo de começar a graduação em Jornalismo, por isso Jéssica percebeu que faltam estudos que conectem as duas áreas. O principal objetivo da sua pesquisa é analisar de que forma as diretrizes do webdesgin são aplicadas no jornalismo digital e quais elementos são essenciais para a construção de reportagens multimídia.
Ela iniciou a apresentação falando sobre o início do design gráfico, ainda durante a Revolução Industrial, quando as empresas precisavam de profissionais para desenhar as peças. Em seguida, tratou da relação do âmbito digital com o jornalismo e sobre o conceito da reportagem multimídia, surgido em 2012, o qual demonstra não haver mais espaço para simplesmente “copiar do impresso e colar na web”.
Para realizar a pesquisa, Jéssica optou pelo UOL TAB, site com reportagens multimídia, criado em outubro de 2014. A acadêmica criou categorias para melhor analisar o produto, que foram subdividas em: princípios básicos do design e webdesign e princípios dos elementos multimídia e a imersão do leitor. Por fim, considerou que todas as reportagens analisadas utilizam elementos multimídia para provocar a imersão do leitor e para auxiliar no entendimento do leitor sobre o contexto do tema, pois são reportagens longas.
Sandro Galarça elogiou o trabalho, considerando-o bem escrito e de grande relevância, além de atentar para o nicho, que é pouco abordado. Também fez considerações sobre a estrutura do estudo, como, por exemplo, a necessidade de tornar mais claros os objetivos. Classificou como “excelente” a contextualização histórica, mas recomendou aprofundar o estudo de teorias importantes. Por fim, sugeriu uma investigação voltada também para a questão mobile, pois são meios de consumir diferentes, além de recomendar autores para que a futura jornalista pudesse ampliar sua pesquisa e aprimorar mais ainda o estudo. Jéssica foi aprovada com nota máxima.