Acadêmico utiliza newsgame para ensinar jornalismo comunitário
Era uma vez um menino que amava games… Se este texto não fosse uma notícia, poderia começar assim, pois foi a partir da paixão por jogos eletrônicos que o acadêmico Kaue Natan Vezentainer desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso. No projeto experimental, feito no semestre passado, o estudante havia desenvolvido um newsgame de letramento para complementar uma reportagem sobre jornalismo comunitário. No TCC, ele ampliou as fases do jogo e aplicou-o a seis pessoas que integram a Amorabi (Associação de Moradores e Amigos do Bairro Itinga). O objetivo foi compreender de que forma o newsgame funciona para o ensino do jornalismo comunitário, a partir das observações dos moradores.
Os newsgames são jogos que buscam oferecer ao público a experiência de jogar e aprender sobre fatos cotidianos ou de destaque na mídia. “O jogo de letramento é aquele voltado a ensinar sobre o próprio jornalismo, no meu caso, o comunitário”, explicou Kaue.
Para coletar as informações do grupo de jogadores (quatro adultos e duas crianças), o estudante mesclou procedimentos metodológicos. Utilizou questionários e também a técnica do grupo focal, ou seja, foi lançando perguntas e observando as conversas entre os participantes.
A partir das respostas e interações dos participantes, Kaue chegou a várias conclusões. Confirmou que o jogo realmente facilita a compreensão das pessoas sobre o que é um jornal comunitário e como se pratica, mas notou que, para as crianças o formato quiz – adotado no game – não é o adequado. “Para o público infantil há necessidade de mais elementos lúdicos”, analisou.
Orientado pela professora Kérley Winques, Kaue foi avaliado pela professora Marília Crispi de Moraes e pelo doutorando Carlos Marciano (UFSC), que também se dedica à pesquisa de newsgames desde a graduação. Marciano apontou alguns aspectos a serem melhorados no jogo e parabenizou Kaue pela pesquisa. “Fico muito feliz quando encontro alguém tão dedicado a esse tema como você”, destacou. Marília elogiou o apanhado teórico feito pelo aluno e sugeriu futuras parcerias entre o curso de Jornalismo e o de Sistemas para Internet, a fim de fortalecer os estudos sobre newsgames. Kaue foi aprovado com nota 9,5.