Análise do programa Sextou encerra temporada de bancas de 2018
Por André Lima
Compreender de que forma o Instagram Stories tem sido utilizado pelo jornalismo foi o objetivo da monografia de Anna Carolina Azêdo, a última acadêmica a apresentar seu TCC na temporada de bancas 2018. Para realizar a pesquisa, ela analisou o programa Sextou, produzido exclusivamente para a plataforma na conta do jornal O Globo.
Anna destacou que a sexta-feira tornou-se um sinônimo de festejar. O termo “sextou” passou a ser usado por diversos veículos de comunicação em cadernos especiais de final de semana. O Globo criou um programa semanal no Instagram Stories para comentar as principais notícias da semana.
Por meio de uma pesquisa exploratória, Anna analisou o vestuário dos apresentadores, vinheta do programa e a linguagem usada para se comunicar com o público. Ao longo da defesa, Anna também comentou sobre suas tentativas de entrar em contato com o jornal para agendar uma visita, mas sem sucesso. O objetivo seria acompanhar a produção e gravação do Sextou.
A professora Beatriz Cavenaghi foi a primeira avaliadora a fazer suas considerações. Ela elogiou o objeto de estudo, ressaltando que ainda existem poucas pesquisas nesta área do audiovisual . “Você mostrou que essa é uma narrativa completamente diferente da narrativa clássica jornalística. E você poderia, inclusive, batizar isso nas suas considerações finais”, frisou. A avaliadora também sugeriu que fosse feita uma descrição detalhada sobre os passos utilizados na metodologia adotada.
A professora Amanda Miranda destacou a boa contextualização que Anna fez ao resgatar a história do Stories, que começou com o aplicativo Snapchat, antes da ferramenta ser copiada pelo Instagram, o que ajuda a entender a discussão. Sobre a análise, a avaliadora foi mais incisiva. “A sua descrição ficou pouco reflexiva, você intervém em poucos momentos na descrição do produto”, avaliou. “Como faltaram autores fortes nos seus capítulos teóricos, ficou difícil construir uma análise mais firme. Quando a gente trabalha com análise de produto, é preciso bom referencial teórico para sustentar a análise”, argumentou.
Às 22h21, a orientadora Lívia Vieira anunciou o resultado: Anna Carolina Azêdo foi aprovada com nota 8 e, finalmente, “sextou”, pois seus pais e colegas da faculdade já a aguardavam para comemorar em um dos barzinhos da cidade.