Corrida de rua tem pouco espaço na mídia tradicional
Por Bruna Schenekemberg
Letícia Rieper apresentou, na quinta-feira(13), seu TCC com o tema “Mapa da circulação de informações sobre a corrida na mídia alternativa”. Ela mapeou nove veículos de comunicação e constatou que praticamente não há pautas sobre o assunto. Ela foi orientada pela professora Beatriz Cavenaghi. Como participante de corridas de rua em Joinville e região, Letícia já percebia, empiricamente, a falta de atenção da mídia para esses eventos esportivos, por isso decidiu pesquisar o tema.
Ela aborda tanto meios de mídia a tradicional, como televisão, rádio e jornal impresso, quanto os mais recentes, como Facebook e Instagram. Segundo a estudante, a divulgação do esporte acaba ocorrendo fora da mídia convencional. “A internet vem ajudando em divulgações, atingindo um público maior, além de conteúdos audiovisuais, no Youtube e Podcasts”, explicou.
As avaliadoras da banca foram as professoras Patrícia Villar e Kérley Winques. Patrícia comentou sobre a mídia tradicional focar mais no futebol e sugeriu que Letícia prossiga a pesquisa, aprofundando-se na investigação dos motivos pelos quais a mídia alternativa influencia a sociedade, pois a corrida tem relação com áreas como antropologia histórica, além de envolver questões econômicas e culturais. A acadêmica foi aprovada com nota 7 e recebeu o carinho das amigas inseparáveis, Raquel Ramos e Fernanda de Lourdes Pereira, que não dispensaram a uma foto com a nova jornalista.