Reportagem “Escola sem verba” alerta para impactos da PEC 55 em Joinville
Que a educação é a base para a construção de um país melhor todos parecem saber. Nos períodos eleitorais, os investimentos na qualidade do ensino sempre integram as promessas dos candidatos. Na prática, porém, a realidade é outra: faltam recursos para as escolas e o país não remunera bem seus professores.
Joinville possui 36 escolas estaduais e não foge à regra quando o assunto é investimento educacional.
Com a aprovação da chamada PEC 55 pelo Senado, os investimentos em educação no país ficam congelados por vinte anos, ou seja, não podem ser ampliados.
Em agosto de 2016, ano em que a PEC foi aprovada, consultores da Câmara estimaram que a Educação perderia 45 bilhões de reais até 2025 e que o congelamento inviabilizaria o cumprimento da meta de universalizar o atendimento das crianças e adolescentes até 2020, como prevê o Plano Nacional de Educação.
Na reportagem “Escola sem Verba”, os estudantes de Jornalismo Diego Mahs, Leonardo Augusto, Liandra Tank e Mariana Costa mostram os impactos da PEC 55 em Joinville e as dificuldades enfrentadas por escolas da cidade. O trabalho foi desenvolvido para a disciplina de Jornal Digital III, com orientação da professora Kérley Winques.