Palestra aborda impacto da internet das coisas
“A internet na era industrial” foi o tema da palestra proferida pelo engenheiro químico Claudio Henrique Goldbach, diretor da Associação Brasileira de Internet Industrial e CEO da Perfil Group, holding controladora de empresas da área térmica no Brasil e Estados Unidos. Estudantes de Administração e Sistemas para Internet participaram da palestra, no auditório da Faculdade Ielusc (unidade Saguaçu), na noite de quarta-feira.
Até 2020, cerca de 50 bilhões de “coisas” deverão estar conectadas, segundo o palestrante. A Internet of Things (IoT) esteve entre os assuntos principais do encontro. Cada vez mais presente na vida das pessoas a Internet das Coisas permite a conexão de equipamentos, tanto domésticos quanto industriais, a fim de que coletem dados e tomem decisões por meio de uma rede. A indústria automotiva, por exemplo, está entre as que mais vêm apostando na conectividade dos novos automóveis. Portanto, a IoT vai muito além da conexão de smartphones e computadores.
Os objetos conectados, combinados com sistemas automatizados, ajudam a coletar informações em tempo real, o que possibilita mais agilidade e eficácia nas ações de resposta.
Para Goldbach, o maior desafio da transformação digital não é a tecnologia, e sim as pessoas. Ele também falou sobre a Sociedade 5.0. Enquanto a indústria 4.0 centra-se nas fábricas, a Sociedade 5.0 coloca o ser humano no centro da inovação tecnológica. Em outras palavras, trata-se de proporcionar a convergência das tecnologias, a fim de facilitar a vida das pessoas. A palestra foi uma iniciativa dos alunos do 3º ano de Administração.