Gerente regional de jornalismo da NSC conversa com estudantes
Domingos Aquino, gerente regional de Jornalismo da NSC TV, palestrou para estudantes de Jornalismo da Faculdade Ielusc, na noite de quarta-feira. Aquino foi editor do Jornal A Notícia e compartilhou com os alunos um pouco de sua experiência profissional.
“O jornalismo é fundamental para uma sociedade democrática e isso a gente pode medir através de percepções de outros países: onde você tem um jornalismo independente, livre, plural, profissional, ético e imparcial, há democracia. Onde você não tem esse jornalismo livre, as sociedades não são democráticas”, destacou já no início da sua exposição.
Não há solução sem jornalismo –Domingos de Aquino
O palestrante também abordou o problema das notícias falsas e enfatizou que estas não podem ser confundidas com erro jornalística. “As fake news são intencionais e alguém ganham com sua disseminação; o erro jornalístico, ao ser percebido é logo corrigido”, observou.
Ao traçar um panorama da evolução da imprensa, Aquino demonstrou que o jornalismo sempre esteve em transformação, desde a invenção da prensa de Gutemberg, passando pela massificação do rádio e da televisão, até o uso da internet. “A transformação é permanente e é preciso se adaptar”, comentou. Relevância do conteúdo e credibilidade do meio é o que vai prevalecer como informação confiável. “O resto é modismo.”
Para Aquino, a fase atual do jornalismo diminui algumas funções, mas cria outras. “A tendência atual do mercado é menos espaço para a geração de notícias e mais espaço para a gestão e curadoria de conteúdo, com informação, análise e opinião”, avaliou. Ao final da palestra, alunos e professores fizeram várias perguntas e o debate se estendeu até às 21h10.
No vídeo abaixo, a entrevista que a Revi fez com Domingos de Aquino antes da palestra.