Atos na Udesc e Univille encerraram dia de greve
O dia 15 de maio foi marcado pela Greve Nacional da Educação. Em todo o país, estudante e entidades ligadas à educação uniram-se em atos contra o corte de verbas para universidades públicas e institutos federais. Em Joinville não foi diferente: estudantes e trabalhadores protestaram e fizeram dois atos na cidade.
“Muitas vezes o estudante não leva apenas livros na mochila, mas leva também a angústia, leva fome, a dificuldade para chegar até o campus”, discursou emocionada a representante do IFC na Praça da Bandeira. “Por isso esses cortes ameaçam as oportunidades para os estudantes mais pobres, que precisam do auxílio estudantil”, explicou. O ato na Praça da Bandeira foi marcado por diversos discursos em apoio aos estudantes e contra o atual governo.
À noite, estudantes da Udesc e da Univille uniram-se na luta pela educação. No início do ato, já era possível escutar o bordão: “estudantes na rua, Moisés a culpa é sua”, em protesto contra o corte de recursos para a Universidade do Estado de Santa Catarina, já anunciado pelo governador. Os estudantes caminharam juntos pelos corredores das duas instituições de ensino e depois se reuniram no refeitório da Udesc e em frente à Univille.
Confira mais imagens da Greve Nacional da Educação em Joinville