Webdocumentário aborda diversidade sexual
Vaga-Lumes é um webdocumentário em formato vertical que aborda a diversidade sexual. Disponível no IGTV no @sigavagalumes, faz parte do projeto experimental do acadêmico André Carlos de Lima, sob orientação da professora Kérley Winques.
O tema do projeto foi definido no ano passado e é praticamente invisível na mídia tradicional. A escolha por gravar em formato vertical é uma das peculiaridades do projeto, pois a veiculação ocorre toda no Instagram com uma opção ousada pelo IGTV. O processo de apuração iniciou no dia 8 de abril e a primeira publicação no Instagram foi no dia 8 de junho.
As gravações se alternam entre Curitiba e Joinville, com depoimentos de duas pessoas em cada cidade. As postagens ocorreram a cada dois dias.
Patricia Villar, uma das avaliadoras do projeto comentou que a ideia do Vagalume é criativa, além de fazer o feed ser sua marca. “O teu trabalho mostra interdisciplinariedade e transforma pessoas e você ainda traz diferentes linguagens”, pontuou.
O estudante revelou que vem conversando com a professora orientadora para fazer a 2ª temporada dos vídeos no IGTV, além de abordar o tema em sua monografia.
Beatriz Cavenaghi, que também fez parte da banca avaliadora, contribuiu com suas considerações para o projeto e observou que o feed, marca, cores e estética dos vídeos estão bonitos, mas a decoração estava pesada. Assim como Patricia, Beatriz pontuou que o trabalho ajuda a construir novas linguagens. André foi aprovado com nota 10.