Violência contra a mulher é tema de reportagem multimídia
A acadêmica Ana Flávia Neves produziu a reportagem multimídia Violência Contra a Mulher – Caladas em seu projeto experimental. A professora Lívia Vieira orientou o trabalho, que foi veiculado no Medium.
A estudante explica que decidiu abordar o tema, pois é um assunto que está muito em pauta e que precisa ser debatido na sociedade. “As mulheres ainda sofrem muito preconceito, muita desigualdade e isso sempre foi e é uma cultura que precisa ser mudada. E sempre presenciei muitos casos na minha família, então eu convivi com isso durante muito tempo”, comenta.
Uma das inspirações para a escolha do tema foi a grande reportagem Sozinhas, de Ângela Bastos. Ao produzir seu trabalho, a estudante aprofundou-se no assunto, entrevistou a delegada, uma mulher vítima de violência, construiu infográficos e ilustrações para atrair a atenção dos leitores.
Maria Elisa Máximo, uma das avaliadoras, comentou que a reportagem é fácil de ser lida e traz muitos dados. “Você focou muito nessa questões das leis e das políticas. A tua reportagem tem importância informativa para as mulheres e o enfoque local é interessante”, pontua.
Kérley Winques, que também fez parte da banca avaliadora, contribuiu com suas considerações para o projeto da estudante. “Eu gostei muito da escolha do Medium, porque é uma plataforma fácil e responsiva, confere praticidade à informação”, observou. Ana foi aprovada com nota 9.