Encontro Catarinense de Escritores ocorre neste sábado
Cerca de 200 escritores de Santa Catarina e também de outros estados já estão inscritos para o 7º Encontro Catarinense de Escritores, que ocorre no próximo sábado, a partir das 7 horas da manhã, no Teatro Juarez Machado. Palestras, declamações poéticas e oficinas de escrita integram o evento. Nesta edição, o encontro presta homenagem ao escritor Lindolf Bell e ao artista plástico Juarez Machado. A entrada é franca.
O curador Edson Machado, irmão de Juarez e que já dirigiu a Fundação Catarinense de Cultura, fará uma palestra, em tom mais descontraído, com o tema “Quem tem medo da cultura?”, às 18h30. “Hoje o setor cultural está sem dinheiro, num momento difícil. A literatura pode ajudar a colocar uma pessoa para cima, a levantar a autoestima, a tirar uma pessoa da rua. Só que as pessoas acabam não vendo dessa forma, acham que só educação formal está bom”, afirma Simone Nascimento, escritora e presidente da Associação das Letras de Joinville, uma das coordenadoras do evento.
Pela manhã, às 11h30, o escritor Milton Maciel palestra sobre o posicionamento de escritores no mercado. Entre os aspectos a serem discutidos estão a situação atual do e-book, a leitura digital de livros e como se portar diante dessas novas tecnologias. Outro tópico de Maciel é a publicação em outros idiomas.
Três oficinas de aperfeiçoamento para escritores estão programadas: “O Eu no Outro”, com Marinaldo Silva e Silva e Rita de Cássia Alves, com enfoque na percepção da obra pelo leitor; “Narrativas do outro”, com Donald Malschitzky, aborda a produção de biografias; “Palavra Selvagem”, de Fernando Karl, apresenta técnicas para facilitar a construção de poemas.
Às 17h30, uma mesa-redonda debate “Editoras e suas assessorias”, com representantes de diferentes editoras para discutir o processo criativo e divulgação das obras. Confira a programação completa aqui.