Estudante analisa linguagem audiovisual de programas sobre viagens
A temporada de bancas de TCC do curso de Jornalismo começa oficialmente na próxima segunda-feira, mas a estudante Viktória de Matos Rodrigues antecipou a entrega e apresentação do trabalho em uma semana, por conta de uma viagem para o Canadá. E viagem também foi o tema de sua monografia que abordou linguagem audiovisual telejornalística em uma análise dos programas Pedro Pelo Mundo e Globo Repórter. A apresentação ocorreu na segunda-feira (25/11), com orientação da professora Beatriz Cavenaghi.
“Foi um processo bem exaustivo, em nenhum momento deixei de gostar do meu tema, mas realmente é um momento em que a gente fica cansado mentalmente, mas estou orgulhosa do resultado final”, declarou Viktória, após a realização da banca.
A professora Maiara Maduro participou da avaliação e sugeriu algumas mudanças na introdução. “Faltou você falar qual foi a sua motivação e os objetos analisados”, observa. Maiara parabenizou a aluna pela escolha dos autores que deram sustentação teórica à pesquisa. “Você usou Arlindo Machado, Andrew Morton, entre outros que são grandes pensadores. Parabéns por você ter lido e ter estudado essas obras”, complementou.
O professor Maurício Melim observou que, pelo texto, é possível perceber as partes que Viktória escreveu com mais tempo e cuidado. “Em outras partes houve alguns tropeços, imagino que pela pressão do tempo.” Ele elogiou o capítulo específico sobre viagens. “Quando você cita algumas curiosidades, está bastante preciso, com bastante clareza”, afirmou.
E para quem ainda não passou pela etapa de produzir um trabalho de conclusão de curso, a acadêmica deixou um recado: “procrastinar não é o caminho, porque no final fica muito pesado”, aconselhou. “Fazer a monografia é sim exaustivo, porque você vai estar trabalhando, vai ter as matérias também da faculdade, e a pesquisa científica exige muito do nosso tempo”, destaca. Conforme Viktória, é preciso lembrar sempre que a monografia é também um trabalho para os próximos alunos que virão. “É um legado que fica, então faz com carinho”, pontua. Ao final da avaliação, Viktória foi aprovada com nota 9.