Picture começa hoje e instiga novos olhares
O tema escolhido para o Picture deste ano é Perspectivas e Olhares. O objetivo é instigar os participantes a encontrarem novas formas de encarar o mercado da produção de imagens. O evento, realizado pelo curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Ielusc, surgiu em 2016 para debater a construção imagética.
Hoje ocorrem cinco workshops de forma simultânea, com 30 vagas por turma. Veja abaixo os temas:
- Mobile Only, com Juliana Priester no Estúdio de TV
- Ilustrator sem Complicação, com Guilherme Rodrigues no Lab 4
- Tudo acaba em Pizza, com Rodrigo Arcego no Estúdio de Fotografia
- We have Vacancies, com Moisés Oliveira na Sala A16 (na frente do estúdio de fotografia)
- Tratamento de cor com Photoshop, com Guilherme Félix no Lab 5
Na noite de quinta-feira, ocorre uma roda de conversa com os palestrantes convidados. “Moisés de Oliveira vai falar um pouco sobre sua experiência como diretor criativo e alguns trabalhos que ele fez para clientes. Thiarles Lima, da Impulso, é egresso do Ielusc e tem uma produtora que atende a clientes locais. Ele vai falar um pouco sobre o panorama da produção audiovisual da cidade”, explica Ricardo Steiner, coordenador da AEP (Agência Experimental de Publicidade e Propaganda).
O produtor audiovisual Mateus Cavenaghi, que trabalha numa empresa de games, também participa do encontro. Juliana Priester vai falar sobre produção audiovisual para mídias sociais e o acadêmico Evaldo Cevinscki será o mediador, além de apresentar um case de fotografia.
O Picture é organizado pela professora de fotografia Eloah Acauan, pelo professor Ricardo e pela AEP. Os workshops são mais direcionados para os estudantes de Publicidade e Propaganda, mas a roda de conversa pode ser acompanhado pelos estudantes dos outros cursos da Faculdade Ielusc.
A escolha do material de divulgação deste ano foi a escada e surgiu das reuniões e reflexões da AEP. “O tema definido foi Perspectivas e Olhares, então encontramos a escada como forma de simbolizar isso”, conta o coordenador da AEP. “Por meio da escada você pode subir um ou dois degraus e enxergar coisas de uma perspectiva diferente”, compara.
Tema amplo, “perspectivas e olhares” refere-se não somente à produção de imagens, mas também a formas diferentes de se posicionar no mercado, conforme Ricardo.
O picture está em sua quarta edição. No primeiro evento, não havia um tema específico. A segunda edição teve como tema a manipulação e, no ano passado, o tema foi Makers and Shakers.