Estudante de Jornalismo lança site de crítica de mídia
Exercitar a crítica de mídia à luz do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros é o propósito da estudante Mayara Rosa em seu projeto experimental A Lente. Trata-se de um site na plataforma WordPress que analisa notícias e reportagens veiculadas em quatro veículos – BBC Brasil, Antagonista, O Vermelho e Portal NSC.
No curso de Jornalismo, ao chegarem ao sétimo período, os estudantes precisam desenvolver um produto jornalístico experimental. Mayara conta que sempre se interessou pelas questões éticas de sua profissão, por isso decidiu lançar um olhar mais atento às publicações. “A palavra crítica tem no imaginário popular uma conotação negativa, sinônimo de falar mal, depreciar, desvalorizar, entretanto crítica também é uma análise avaliativa e esse é o caso do meu projeto”, explica. “Não há a intenção de depreciar os veículos, e sim de levantar os pontos positivos e negativos sob o viés da ética jornalística.”
Conforme Mayara, a inspiração para A lente veio do trabalho já realizado por outros observatórios de mídia, como o Objethos, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Também serviram de referência obras de Francisco Karam, Rogério Christofoletti e Eugênio Bucci.
A repercussão do pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro em 24 de março, acerca das medidas contra a Covid, reportagem sobre as dificuldades de acesso à água por moradores de rua em São Paulo (BBC Brasil), o desembarque de Sérgio Moro do governo e o escândalo dos respiradores em Santa Catarina são temas abordados pela estudante.
Para Mayara, a função social do jornalismo de bem informar a população é de extrema importância para o cotidiano dos cidadãos e para a manutenção e fortalecimento da democracia, por isso o exercício da crítica deve ser constante, a fim de aprimorar ainda mais a profissão.
Este ano, devido à pandemia, as apresentações dos projetos experimentais às bancas avaliadoras deve ocorrer no início do segundo semestre letivo.