Jornalista formada no Ielusc ganha destaque nacional com canal sobre Cartola FC
Cartoleiros e cartoleiras receberam hoje a notícia de que a joinvilense Camila Campos, 24 anos, passou a integrar o time de influenciadores do Cartola FC, jogo online de apostas de futebol em que o objetivo é escalar os melhores jogadores de cada rodada da série A do Campeonato Brasileiro.
A jornalista, que se formou pela Faculdade Ielusc no ano passado, marcará presença em todas as plataformas oficiais de distribuição de conteúdo do jogo, incluindo os aplicativos e o canal oficial do fantasy game no Youtube. “Não imaginava fazer parte do time para a temporada de 2021. Foi uma enorme e linda surpresa, uma grande oportunidade”, afirmou.
Entre os cartoleiros, Camila já é conhecida por seu canal no Youtube “Cami Campos“, dedicado ao game. Já são 112 vídeos publicados e 39,4 mil inscritos. Foi o amor pelo futebol que levou Camila a escolher o Jornalismo e a ideia de criar o canal, gestada ainda nos tempos da faculdade, veio do desejo de trabalhar na área esportiva. “O canal foi desenvolvido um pouco antes do início do Brasileirão de 2018. Até então existiam apenas canais masculinos falando sobre Cartola FC e o meu é um dos primeiros produzidos e protagonizados por uma mulher”, destaca.
Na adolescência, a magia dos jogos de futebol contagiou Camila por influência do pai. Ele a levava para assistir jogos nos estádios. “A primeira partida a que assisti com meu pai foi Joinville contra o Criciúma, eu deveria ter uns 12 anos. Naquele momento eu pensei: quero trabalhar em algo relacionado ao futebol”, recorda.
Ainda criança, Camila já percebia a desigualdade de gênero no futebol, dentro e fora de campo, apesar de o Brasil ser destaque nessa modalidade. “É um esporte voltado ao público masculino, mas já é perceptível uma mudança nesse cenário, com mais visibilidade aos times femininos e oportunidades para mulheres em diferentes setores. Aos poucos nós mulheres vamos ocupando espaço”, avalia.
Sempre o futebol
Em seu projeto experimental no curso de Jornalismo, Camila realizou a série de entrevistas Vozes femininas no futebol em que aborda histórias e sentimentos das torcedoras.
No TCC, o futebol continuou no centro das atenções. Camila analisou 10 canais no Youtube sobre futebol abordado por mulheres (6 de jornalistas e 4 de não-jornalistas).