Semana de bancas começa falando sobre comunicação religiosa
Por: Ana Carla Rubi
Começou na noite de ontem a semana de bancas acadêmicas do Bom Jesus – Ielusc. Durante essa semana, estudantes de jornalismo vão apresentar os projetos experimentais e os projetos de monografia feitos neste primeiro semestre de 2021.
As bancas se iniciaram com o projeto de monografia de Paulo Ribeiro, com orientação de Marília Crispi de Moraes – Comunicação Religiosa: uma análise da assessoria de imprensa da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Paulo falou em seu TCC sobre como funciona a comunicação dentro da igreja adventista do sétimo dia. Para realizar a pesquisa entrevistou profissionais de todas as 5 regiões do país, entendeu as diferenças do Brasil e identificou a necessidade de abordar diversas localidades.
O intuito de abordar esse tema em sua pesquisa de conclusão de curso surgiu do entendimento da falta de assuntos sobre comunicação religiosa no Brasil e ressalta que a pesquisa vai contribuir para os profissionais que atuam na área.
As convidadas para avaliarem a banca de Ribeiro foram Maiara Maduro e Marina Andrade, professoras do Bom Jesus – Ielusc e que atuam na área de assessoria de comunicação.
Maiara ressaltou que o trabalho de Ribeiro foi muito bem escrito e percebe o talento para a pesquisa científica e ressalta que deveria continuar a fazer artigos sobre esse tema, já que é um tema de muita relevância pouco utilizado. Maduro sentiu na sua leitura da pesquisa falta de problematização em alguns pontos, e ressaltou que Paulo poderia ter sido um pouco mais crítico.
Mariana Andrade, outra avaliadora da banca, enfatiza a boa escrita feita por Paula na execução da sua pesquisa e que ficou surpresa como a comunicação dentro da igreja adventista é bem estruturada.
A conclusão do aluno é que as igrejas possuem em suas áreas de comunicação um boa estrutura e que tentam, na maioria das vezes, ser éticos e passar as informações o mais fiel possível ao usuário.
Paulo Ribeiro recebeu muitos elogios para a sua pesquisa de conclusão de curso e foi aprovado com a nota 9,5.