Projeto divulga Slam Poetry
Por: Elisa Scherer
A defesa do projeto Galeria Slam foi no dia 7 de Julho, quarta-feira. Inicialmente Gabriele Moraes tinha o objetivo de trazer as batalhas de poesia que aconteciam em encontros nas ruas para as redes sociais. Entretanto, mais um projeto experimental teve que ser repensado por conta do covid-19. Com a pandemia, o slam parou de acontecer nas ruas e a acadêmica adaptou o projeto sem desistir do tema. Com a orientação da professora Luiza Martin da Rosa a estudante construiu um perfil no instagram que abordou o slam como uma expressão cultural nas 27 publicações feitas no feed de um perfil exclusivo no instagram, e três vídeos no IGTV da conta.
O conteúdo foi construído através de entrevistas e contribuições dos poetas. Inicialmente a ideia era dar voz aos artistas locais, mas como a internet não tem endereço geográfico, o perfil alcançou pessoas de diversas cidades que entraram em contato com a Gabriele. Esse aspecto do projeto foi comentado na avaliação da banca que sugeriu que a aluna deixasse a informação, sobre o perfil estar aberto para dar voz a poetas de diferentes lugares, mais acessível no perfil.
A estética do projeto também foi comentada pelas professoras Marília Crispi de Moraes e Patrícia Villar, ambas curtiram o layout da conta, mas Patrícia aconselhou a aluna a não se prender a uma estética muito perfeccionista, pois a temática contribui para que ela tenha mais liberdade na construção das artes e posts que são publicados. Gabriele mencionou que planeja deixar o perfil em stand by e voltar a postar futuramente, mas foi encorajada pelas professoras a manter a conta ativa, mesmo que não seja no mesmo ritmo e frequência que dedicou ao projeto. Ambas elogiaram a iniciativa de dar visibilidade a essa expressão artística e sugeriram que seria um bom tema para dar sequência na Monografia, que acontece no próximo semestre. Com elogios e sugestões, para o futuro da conta no instagram, a aluna foi aprovada com nota 10.