Livro “Em Busca do Reinado” vai ganhar uma continuação
Juliano Reinert é o escritor do livro joinvilense “Em busca de reinado” que vendeu aproximadamente 250 cópias físicas desde o seu lançamento. Três anos depois, o autor revela que irá publicar uma continuação. O livro é uma aventura distópica e conta a história de Bruno, um menino que perdeu seus pais na Terceira Guerra Mundial. O personagem passa por diversas aventuras em busca de uma melhor qualidade de vida, para conhecer a história você pode acompanhar a matéria de Catherine Kuehl para a Revi.
“Em Busca do Reinado é um livro que eu precisei dividir em duas partes por conta dos custos do projeto. Então este que está lançado é apenas a primeira parte da história”, diz Juliano. A segunda parte já está pronta e seria lançada em 2020, mas a pandemia atrapalhou o processo de publicação. Além da continuação, ele já está escrevendo mais um livro desse mesmo universo de fantasia.
Todo relato positivo, toda foto em rede social de alguém lendo, toda resenha elogiosa, todo carinho que recebeu das pessoas foram incentivos para que continuasse a escrever. “Acho que eu nunca me senti tão acolhido e tão amado pelas pessoas quanto nesse processo de lançar e divulgar um livro”, conta o autor. Porém, o dinheiro investido não pagou todos os custos do projeto.
O lançamento de “Em busca do reinado” foi financiado por meio de campanha realizada no site de financiamentos coletivos Catarse, que arrecadou aproximadamente 14 mil reais e possibilitou a tiragem de 500 exemplares. Você pode conhecer mais do projeto lendo a matéria de Carolina Weiss Deiques para a REVI.
Durante os primeiros meses da campanha de lançamento o número de cópias vendidas surpreendeu Juliano, mas após uma análise crítica percebeu que o número de vendas foi baixo e o volume que observou veio de seus apoiadores. “Eu nunca tive expectativas ousadas. Mas quando eu pus na ponta do lápis, vi que as entregas eram boas, mas o volume de leitores era assustadoramente baixo e isso me desanimou um pouco.” O autor só obteve lucro graças ao projeto de financiamento, que bancou os custos de impressão e da campanha de lançamento. Sem isso, a publicação seria inviável para o autor.
Mesmo com todas as dificuldades, Juliano está ansioso para sua nova publicação. “Foi a experiência mais fantástica da minha vida e eu faria tudo outra vez. Aliás, vou fazer! Há algumas chateações no caminho, mas são aprendizados. Das próximas vezes, vou errar menos. É como fazer uma viagem em que você não sabe o caminho. Agora eu já trilhei por ele e sei onde estão as pedras.”