Artista local leiloa obra de arte para beneficiar instituição
A tela pintada ao vivo pelo artista visual Maurício Giardino, beneficiará a Frada (Frente de Ação Pelos Direitos Animais) de Joinville.
Por Henrique Duarte
No último sábado (26) de março, o artista visual Maurício Giardino pintou um quadro ao vivo na Praça de Alimentação do Garten Shopping. A obra do artista, ainda sem título, está sendo leiloada no site: Leilão de Arte Beneficente: Carstens Leiloeiros – Leilões Judiciais e Extrajudiciais. O maior lance dado até terça-feira, dia 12, leva a obra.
O valor arrecadado será repassado para a Frada, da qual o artista é um grande parceiro há anos. “Sempre busquei ajudar os animais com comida, abrigo e até como lar temporário. Ao longo dos anos, ajudei a encontrar um lar para algumas dezenas de cachorros abandonados”, ressaltou o artista.
Além disso, o artista sempre buscou iniciativas para contribuir com a instituição. Maurício conta que anteriormente fazia “flash day” (dias de tatuagens rápidas), no qual todo dinheiro também era revertido para a Frada. Porém, com a pandemia e o distanciamento social, o projeto foi interrompido. Assim, surgiu a ideia de leiloar o quadro.
FRADA – Frente de Ação Pelos Direitos Animais.
A frada é uma associação sem fins lucrativos que age em defesa dos direitos animais, bem como na preservação do meio ambiente. A atual presidente é Liliane Lovato. Esta organização atua principalmente na conscientização através de: – Campanhas educativas. – Eventos de confraternização envolvendo a comunidade. – Representação dos animais em juízo e Ativismo Digital. Além disso, mostra que uma cidade só é saudável quando todos os seus integrantes estão saudáveis – estes, englobam tanto os seres humanos, quanto os animais e o meio ambiente.
O ARTISTA
Maurício Machado Cardoso nasceu em São Francisco do Sul, mas foi criado em Joinville. Desde muito cedo a arte teve grande influência na sua vida. Aos três anos de idade já havia feito inúmeros desenhos e aos seis pintava panos de prato e telas. Logo na adolescência estudou design gráfico e ganhou alguns concursos de HQs pelo Brasil. É autodidata e todo seu conhecimento veio de tentativas e erros. Já utilizou aquarela, nanquim, pastel seco e oleoso e tinta acrílica, mas sua verdadeira paixão é pintar com tinta óleo.
Maurício conta que seu processo criativo é muito simples: “Uma boa garrafa de vinho e bastante música servem para me inspirar”. Para a obra pintada ao vivo, foi tudo criado na hora, sem referência nem esboço inicial, deixando-se levar apenas pelo momento, movido pelas emoções.
“Minha inspiração vem, na maioria das vezes, dos sentimentos. Acompanho muitos artistas plásticos, mas também gosto de observar grandes nomes da pintura e assim desenvolver novas formas de criar. Trabalho como tatuador na cidade de Joinville há pouco mais de oito anos, fazendo artes exclusivas e autorais. Tenho por objetivo evoluir minha arte, seja na pele ou na tela, levando a minha interpretação do mundo a outras pessoas”, ressalta o artista.
Para o futuro, o artista quer continuar aperfeiçoando técnicas para expor em outras regiões do Brasil e quem sabe até fora.