Podcasts conquistam audiência durante e depois da pandemia
Por Amanda Santos
Os podcasts são programas em áudio que estão disponíveis em plataformas de streaming, podendo ser integrados com outros formatos, por exemplo áudio e vídeo, como é o caso do Youtube. Os conteúdos em áudio são conhecidos desde a época do rádio e o termo podcast foi criado em 2004 pelo jornalista inglês Ben Hammersley. Entretanto, foi durante a pandemia que os podcasts passaram a ganhar destaque.
De acordo com a empresa de pesquisa eMarketer em 2019 14,4% dos usuários da internet ouviam podcast, em 2020 esse número saltou para 16,5% e em 2021 foi para 18,7%, o que equivale a 383,7 milhões de ouvintes de podcasts no mundo todo. No Brasil o interesse pelo conteúdo é ainda maior, além de estar entre os maiores produtores de podcasts do mundo, o país ainda conta com 24,5% dos usuários de internet como ouvintes.
Por ser produzido em várias linguagens, como reportagem, ficção, entrevista, mesa de debate e narrativa e abordar vários temas que vão desde educacionais até fofocas de artistas, os podcasts acabam agradando vários tipos de personalidade. A jornalista Bruna Schenekemberg, 24 anos, por exemplo, tem preferência por vários gêneros. “Gosto de ouvir programas de entretenimento, tecnologia, notícias, contos e também escuto para aprender idiomas. Eu acompanho um podcast que auxilia a aprender inglês e outro de italiano”, conta.
Bruna escuta alguns podcasts desde 2018 e se encantou pelo formato por conta dos efeitos sonoros que levam o ouvinte para dentro da história e também pela praticidade de poder fazer outras coisas, como atividades físicas e compras no mercado, enquanto ouve algum programa.
Segundo a Pesquisa Podcast – IBOPE para CMI Globo, 44% das pessoas que consomem podcasts escutam enquanto realizam atividades domésticas e outros 38% enquanto navegam pela internet. Rafaela França, 25 anos, é umas dessas pessoas, pois gosta de ouvir programas de fofoca enquanto cozinha ou está no banho. Ela começou a consumir podcasts durante a pandemia e gosta do formato pois ele permite que a imaginação seja utilizada. “Gosto de ouvir histórias e utilizar a imaginação para me guiar durante todo o programa/episódio”, explica.Ainda conforme a pesquisa Podcast – IBOPE para CMI Globo 81% dos ouvintes consomem podcast ao menos uma vez por semana, o que mostra uma frequência entre os usuários. Como é o caso de Victor Hugo Nunes, 21 anos, que escuta seus programas no mínimo duas vezes por semana. Para Victor os podcasts são uma forma de lazer, em que ele passa o tempo ouvindo, principalmente, histórias de terror.