Projeto de comunicação interna beneficia pequena empresa
Utilizar a comunicação para melhorar as relações de trabalho é um dos objetivos do endomarketing. Em seu projeto experimental, o estudante de Jornalismo Gabriel Hellmann elaborou e aplicou um plano de comunicação para uma empresa de pequeno porte.
Segundo o Perfil do Jornalista Brasileiro, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, cerca de 35% dos jornalistas atuam em assessoria de comunicação e produtoras de conteúdo para mídias digitais. Com seu projeto, Hellmann demonstra que também as micro e pequenas empresas necessitam manter uma boa comunicação interna e, portanto, precisam de jornalistas.
Entre as ações propostas pelo estudante estão a revitalização de murais, reuniões semanais com as equipes, manual do colaborador, campanha de divulgação de benefícios, planejamento de canais, entre outras. “Após a aplicação dessas ações, 89,2% dos colaboradores entrevistados disseram ter percebido mudanças positivas em relação à comunicação e 100% acreditam que as ações ainda vão melhorar a comunicação interna da empresa”, contou o estudante.
A professora Gislayne Aguiar Scheidemann destacou o crescimento das vagas de trabalho em comunicação interna. “As empresas estão compreendendo, cada vez mais, que é preciso manter os colaboradores bem informados.” Ela também sugeriu a realização de grupos focais, com colaboradores de setores diferentes, para avaliar as ações tomadas e levantar sugestões. A professora Marina Andrade observou a necessidade de tomar cuidado com informações encaminhadas aos colaboradores via Whatsapp, pois, se isso ocorrer fora do horário do expediente, pode dar margem à ação trabalhista.
Hellmann, que iniciou a graduação motivado pelo jornalismo esportivo, acabou descobrindo na comunicação empresarial – onde passou a atuar profissionalmente – uma nova paixão. “Pretendo continuar nesse campo do jornalismo depois de formado”, conta. O projeto, orientado pela professora Maiara Maduro, foi aprovado com nota 9,7.