Jornalistas da Faculdade Ielusc vencem Prêmio ACI/Ocesc de Jornalismo Universitário
O webdocumentário Vivemos Aqui foi o vencedor do Prêmio ACI/Ocesc de Jornalismo na categoria Jornalismo Universitário, a premiação é concedida pela Associação Catarinense de Imprensa. A entrega do troféu e dos certificados ocorreu ontem (07/03), no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis (SC). Ao todo, o prêmio recebeu 351 inscrições, distribuídas em sete categorias.
Vivemos Aqui é resultado do projeto experimental de Jornalismo desenvolvido pelos estudantes Kevin Eduardo da Silva e Pedro Novais, com a colaboração de Noah Rosa (Publicidade e Propaganda) e Lucas Leoni (Sistemas para Internet). A professora Kérley Winques orientou o trabalho.
“Um dos objetivos do jornalismo é lançar luz sobre temas que necessitam de visibilidade e de debate público. É por isso que o jornalismo é um agente de transformação social. O webdocumentário Vivemos Aqui faz isso. Toca em feridas que precisam ser tocadas. A luta por moradia é uma realidade dura enfrentada por muitos brasileiros e comunidades indígenas. Que este trabalho siga inspirando e provocando reflexões. Estamos felizes e orgulhosos”, ressaltou a orientadora do trabalho.
“Quando assisti pela primeira vez o webdocumentário Vivemos Aqui, falei para seus autores que era um trabalho pronto para concorrer a premiações, pois reúne todas as qualidades que se esperam de um bom produto jornalístico, desde a relevância da pauta, passando pela boa apuração até o cuidado com a apresentação do conteúdo”.
Observou a coordenadora do curso de Jornalismo da Faculdade Ielusc, professora Marília Crispi de Moraes
A conquista do primeiro lugar no Prêmio ACI/Ocesc, segundo Marília Crispi de Moraes, “atesta tal qualidade e, por certo, serve de incentivo para que outros estudantes também se dediquem a reportagens aprofundadas. Destaco, ainda, a opção acertada de estabelecer uma parceria multidisciplinar com Noah Rosa (Publicidade e Propaganda) e com Lucas Leoni (Sistemas para Internet). A união de habilidades diferentes foi fundamental para o resultado final obtido”.
O trabalho multimídia dos estudantes da Faculdade Ielusc é composto por site, textos, infográficos, imagens e quatro vídeos. Retrata a história de uma família indígena da etnia Deni que vem de Manaus para Joinville em meio à pandemia de Covid-19, sempre enfrentando muitas dificuldades na luta por moradia.
Retomada indígena do povo Deni
Início de março de 2023, quase um ano após as gravações do projeto, a comunidade iniciou um movimento de retomada indígena, em Araquari (SC). Mais um capítulo de uma luta que visa, sobretudo, o reconhecimento e a entrega de um espaço de terra que possa oferecer moradia digna e segura.