Idosos recebem ações do projeto “Explica pra Vó”
Por: Caroline Apolinário
O que começou como trabalho de uma disciplina de Publicidade e Propaganda em 2022 tornou-se um projeto de extensão com a participação de alunos e professores de quatro cursos da Faculdade Ielusc neste ano. O “Explica pra Vó” levou atividades diversificadas a quatro Lares de Idosos de Joinville no último sábado. No total, cerca de 90 idosos foram atendidos.
Na Casa de Repouso Lar Aconchego, localizada no bairro Bucarein, o clima foi de descontração. Os acadêmicos de Psicologia trouxeram lápis coloridos e tinta guache para que os idosos soltassem a criatividade. “Foi maravilhoso. Compartilhar esse momento só mostrou o quão importante é ter esse contato. É essencial para nossa vida pessoal e profissional”, afirmou a estudante de Psicologia Rafaela Castro.
Alunos de Publicidade e Propaganda realizaram ações de inclusão digital, auxiliando quem precisava de apoio para mexer nos aplicativos de celular ou nas redes sociais. Estudantes do curso de Nutrição levaram frutas e conversaram sobre a importância de uma alimentação equilibrada. Também houve oficina de automaquiagem, que rendeu conversas, risadas e unhas pintadas.
O professor de Psicologia, Nasser Haidar Barbosa, explicou que o propósito do projeto é aproximar os cursos da faculdade com as instituições de longa permanência para idosos (ILPI´s). “É uma troca de afeto, de conversas, histórias e experiências. Tivemos pleno sucesso”, completa Nasser.
Vila Vicentina: onde tudo começou
Enquanto um grupo de estudantes atuava no Lar Aconchego, outros três atendiam o Lar Bom Retiro, localizado à rua Max Colin, o Lar Armelinda, no bairro Santo Antônio e a Vila Vicentina, no Boa Vista. Bingo, karaokê, dança, diversão e muita conversa encheram todos os ambientes. Não faltaram fotos para registrar o dia diferente da rotina habitual dos idosos e também dos jovens. Assim os alunos do professor de Fotografia, Jonas Porto, também colocaram em prática seus conhecimentos.
Foi na Vila Vicentina que o “Explica pra Vó” começou, no ano passado. “A proposta inicial era somente falar de tecnologia com os idosos, ajudá-los com o celular, mas os resultados foram tão positivos que decidimos ampliar a ideia convidando outros cursos para esta ação”, conta o Vinícios Neves, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda.
Na Vila, onde vivem doze idosas, o curso de Nutrição preparou um almoço especial. Para a estudante de Publicidade Maria Eduarda Gosche, a atividade foi ainda mais especial, pois ela passou parte da infância com seus avós no Lar Vila Vicentina. “É muito gratificante, todos se envolveram demais. A gente sai daqui com a alma leve”, declarou. A equipe multidisciplinar já planeja novas edições do “Explica pra Vó”.