Bancas de projetos e monografias de Jornalismo e PP marcam início do semestre
A terceira semana de aula deste segundo semestre marcou o fim do ciclo da graduação para três acadêmicas de Jornalismo e uma de Publicidade e Propaganda. As alunas Emilly Julian Huida, Isabel Berns Lima, Marília Miranda e Bianca Elisa Machado Berretta apresentaram os TCCs em momentos marcados por elogios e contribuições das bancas avaliadoras. Outros dois Projetos Experimentais também foram apresentados: uma reportagem multimídia e um documentário audiovisual.
Três bancas aconteceram na terça-feira, dia 8. A primeira foi a apresentação do projeto “Poetry Slam: uma viagem imersiva ao mundo da poesia”, que trata-se de uma performance audiovisual com o intuito de levar o visitante a refletir sobre a cidade de Joinville. O trabalho produzido pela acadêmica de Publicidade e Propaganda Bianca Elisa Machado Beretta foi orientado pelo professor Jonas Porto e avaliado pelos professores Marília Moraes e Ricardo Steiner.
A aluna Marília Miranda concluiu a graduação em jornalismo com a apresentação do Projeto Experimental e da monografia. O primeiro trata-se de uma reportagem multimídia sobre a construção da ponte de Guaratuba, no litoral do Paraná. Já a pesquisa de monografia abordou a forma de produção do talk-show The Noite. Os trabalhos foram orientados pela professora Marilia Moraes e avaliados pelas professoras Maiara Maduro e Marina Andrade.
Os alunos Pedro Simm e Isabela Peixer apresentaram na quarta-feira, 9, o Projeto Experimental “Arte no mute”. O documentário audiovisual, dividido em quatro episódios, retrata como o movimento do Hip-Hop é inserido em Joinville. O trabalho foi orientado pela professora Barbara de Jesus. Na banca avaliadora estavam o professor Sandro Galarça e o MC joinvilense e pedagogo José da Conceição Júnior, conhecido como Malcolm.
A acadêmica Isabel Berns Lima também finalizou a graduação com a apresentação da pesquisa “Nem tão pop assim – análise de conteúdo de reportagens investigativas sobre o agronegócio”. A monografia, que fez uma ampla análise de conteúdo sobre quatro reportagens investigativas relacionadas ao agronegócio brasileiro, foi orientada pelo professor Sandro Galarça. Na banca estavam as professoras Marília Moraes e Maiara Maduro.
A maratona de bancas encerrou com a apresentação da monografia “Há jornalismo no TikTok?: uma análise sobre o modo de produção de conteúdos de nicho” produzida pela acadêmica Emilly Julian Huida. O TCC, que aborda a aplicação de técnicas do jornalismo no cenário digital, foi orientado pela professora Maiara Maduro e avaliado pelos professores Marília Moraes e Sandro Galarça.