SIC 2023: segunda noite tem palestra sobre projetos culturais e comunicação com a jornalista e produtora cultural, Vanessa Bencz
Por: Beatriz Sá e Luis Felipe Marques
A segunda noite da Semana Integrada de Comunicação (SIC) começou com uma atração musical muito especial, a estudante da 6° fase de jornalismo, Luiza Helena, encantou a plateia com um repertório bem cultural, fazendo aquele esquenta e animando os acadêmicos e professores para o início da palestra.
O evento deu continuidade a programação e contou com a emocionante palestra: “Projetos culturais em comunicação: dê vida às suas ideias”, com a jornalista e produtora cultural focada no financiamento de projetos criativos, Vanessa Bencz.
Vanessa relatou sobre suas memórias de infância que a fizeram chegar até a faculdade de jornalismo, histórias essas que a inspirou na criação de um de seus livros, com nome de “A menina Distraída”. Bencz também destacou um pouco da sua trajetória acadêmica e profissional e de como deu vida aos seus projetos através do financiamento coletivo, e de que forma lançou dois dos seus quatro livros já publicados, por esse meio.
A jornalista ainda falou sobre a importância de acreditar nos seus projetos e objetivos. “Se você tem um projeto em mente, vá atrás e busque os recursos, tire ele do papel, acredite nele”, concluiu. Vanessa é jornalista, formada pela Faculdade Ielusc, especializada em cultura e autora de quatro livros. Realiza palestras sobre bullying e empatia de norte a sul do país desde 2012. Atuou como repórter nos jornais A Notícia e Notícias do Dia. Bencz tem como objetivo empoderar estudantes e profissionais, despertando o potencial de cada ser humano para impulsioná-lo a seguir seus sonhos.
Vanessa também mostrou a importância da busca pelos recursos para realizar os seus projetos, tanto com a Lei Rouanet, ou até mesmo outras que talvez não sejam tão conhecidas, como editais. “No edital não precisa captar nada, você diz o quanto precisa e mostra no orçamento, do jeito que eu estou falando parece simples, mas acaba sendo bem burocrático”, disse Bencz. O mecenato, ou até mesmo o financiamento coletivo, acabam sendo outras formas de conseguir apoiadores financeiros para o seu projeto, por meio de outras pessoas que vão doar por gostar do seu projeto.
Por fim, os estudantes puderam falar sobre seus projetos que estão em rascunhos e fazer algumas perguntas à convidada da noite.
Programação da SIC 2023
Quinta-feira, 21, 19h | “Conexão Soma”, uma noite para possibilitar novas interações e relacionamentos.