Black Friday, oportunidade ou armadilha?
Descontos suspeitos ou links duvidosos. Fique atento ao realizar compras nas ofertas de novembro.
Por Suyane Urbainski de Quadros
No fim de ano, o aumento de compras cresce consideravelmente devido às celebrações de encerramento do ano. É nesse período que a população aguarda ansiosamente por promoções. Em novembro, a última semana é muito aguardada pelos descontos da Black Friday. Contudo, é crucial manter a atenção constante, já que é nesse período que numerosas fraudes online e ofertas enganosas começam a surgir.
Segundo uma pesquisa do Google divulgada em setembro de 2023, 67% dos brasileiros pretendem comprar neste mês, e sete em cada dez pretendem gastar igual ou mais do que em 2022, aumento de 5% se comparado à expectativa do ano passado. 68% dos consumidores acreditam na melhora da própria capacidade financeira, 23% se comparado a expectativa de 2022.
A estudante Ketlin Mylena, 25, aproveitou os descontos da Black de 2022 para adquirir uma geladeira para sua nova casa. O post era de uma loja divulgada no Facebook. Com um preço atraente e diversas imagens do produto, realizou a compra que exigia parte do pagamento antecipado por PIX. Após efetuar o pagamento o contato sumiu das redes e a bloqueou no Whatsapp, a estudante não viu nem o produto nem o seu dinheiro de volta. “Comprei no calor do momento, não cheguei a buscar informações do vendedor e fui enganada. É triste, porém foi uma forma de me deixar atenta a essas situações, agora farei compras online quando me sentir completamente segura”. Anotar preços, guardar informações como prints de telas, folhetos e sites de pesquisas são importantes para comprovar alguma fraude.
A visão dos profissionais
De acordo com a consultora de vendas Ana Paula, 22, que anteriormente trabalhava em uma empresa de telecomunicações que vendia dispositivos eletrônicos e planos de celular, houve um aumento nos preços e eles ficaram sabendo apenas no dia. “Nossa tabela de preços era atualizada semanalmente. No dia da Black, recebemos a tabela com aumentos em todos os produtos. Após reclamações junto à central, os valores foram normalizados no final do dia, já que realizamos poucas vendas.”
Ana ainda comenta sobre as possíveis razões para essas mudanças.
“Acredito que essa alteração foi feita com o propósito de aproveitar o período em que as pessoas saem para comprar, especialmente porque a loja estava localizada em uma área onde vários comércios oferecem descontos. Foi uma maneira de aproveitar o movimento e vender por um valor mais alto, ou seja, aumentar lucros.”
Para a contadora Marielly Wessler, 23, as empresas realizam estratégias de marketing para não ficar fora do mercado, porém as promoções não dizem respeito apenas ao produto/serviço em si. “Na formação do preço de venda, é considerado a mão de obra, o tempo de desenvolvimento, a matéria prima, entre outros. É impossível conceder descontos que não pagariam nem o custo da mercadoria. “Na empresa em que trabalhei, apresentavam para o consumidor uma super oferta, porém semanas antes aumentavam o preço quase 100%, e no final a promoção na realidade chegava no valor original”, completa.
O otimismo dos consumidores brasileiros tem tudo para alavancar o comércio e segmentos que ficaram estagnados após a pandemia e Copa do Mundo. Para garantir a justiça nos preços na Black Friday é importante fazer pesquisas antecipadas, comparar preços e avaliar a qualidade dos produtos antes de comprar. Quando se trata do virtual a atenção deve ser redobrada. É importante pesquisar sobre o site ou o vendedor, se são seguros, se são bem avaliados, e em caso de dúvidas, não realizar pagamentos ou passar informações pessoais sem ter 100% de confiança.