Websérie Joinville em Bairros estreia dia 4
Produção dos acadêmicos da 4ª fase de Jornalismo da Faculdade IELUSC irá contar a história e curiosidades de cinco bairros de Joinville
Do Norte ao Sul, os bairros de Joinville possuem histórias em suas ruas, praças e espaços. A websérie “Joinville em bairros” mostrará a formação e desenvolvimento das regiões, fatos curiosos e históricos. Ao todo serão cinco vídeos sobre os bairros Aventureiro, Boa Vista, Centro, Glória e Paranaguamirim. A série estará disponível a partir de quarta-feira (6) no Instagram da Revi e do Jornalismo Ielusc.
O trabalho foi desenvolvido na disciplina de produção audiovisual II, pela turma da quarta fase de jornalismo, da Faculdade Ielusc, com a coordenação da professora Maiara Maduro. O projeto tem como objetivo mostrar as principais características de cada bairro, como a histórias, lugares importantes e pessoas que ajudaram no desenvolvimento.
A atividade também proporcionou aos alunos a chance de ir para as ruas de Joinville e conhecer novas pessoas, histórias e vivências. “Acredito muito na força do jornalismo local. É na comunidade que a vida acontece, é na comunidade que os problemas existem e persistem, e o jornalismo está aí para isso, para dar luz e, também, para contar histórias, mostrar o que tem de bom”, comenta Maiara.
Produção
O trabalho surgiu para estimular a visão dos alunos, a fim de que desenvolvessem uma série de reportagens para os meios digitais e redes sociais. Assim, os alunos podem praticar as técnicas que aprenderam em sala de aula. A professora Maiara explica que, trabalhar com produto audiovisual em um ambiente digital faz parte da ementa da disciplina de Produção Audiovisual II. A intenção é oportunizar ao aluno diferentes formatos de produção e veiculação de vídeos jornalísticos.
“A ideia de fazer uma websérie sobre os bairros de Joinville surgiu a partir de duas necessidades. A primeira da produção de vídeos para internet, para as redes sociais. Nesta disciplina é preciso oportunizar a produção a partir do próprio celular, facilitando a edição e a própria veiculação. A segunda necessidade é a de incentivar o jornalismo local. É colocar o aluno nos bairros, nas ruas, para conhecer os desafios, as histórias de pessoas que fazem Joinville acontecer”, finaliza.
Depois da divisão dos bairros e equipes, os grupos começaram a se organizar. A estudante Camila Bosco comentou sobre o planejamento para realizar o trabalho. “Primeiro a gente se reuniu para pesquisar sobre o bairro, descobrir o que era relevante para cada um. Depois, fizemos uma separação das informações e escolhemos os principais pontos. Então, achamos os personagens, dividimos as funções na equipe e fomos gravar.” Além disso, todo o trabalho de edição e divulgação foi feito pela turma.
Confira as datas de publicação
Quarta-feira – 6/12: Aventureiro
Sexta-feira – 8/12: Boa Vista
Segunda-feira – 11/12: Centro
Quarta-feira – 13/12: Glória
Sexta-feira – 15/12: Paranaguamirim