Moda, esporte e cinema; confira os TCCs apresentados nesta quinta-feira, 7
Ao todo, quatro monografias e um projeto experimental foram apresentados na quarta noite de defesas. Os estudantes que encerraram suas respectivas jornadas acadêmicas são: Eduardo Lukasinski Gums, Raphael Furtado Laurindo, Mariana Murara Fagundes e Gabriel Quesada Gallerani. As temáticas das pesquisas acadêmicas envolveram representação do jornalismo no cinema, jornalismo esportivo e jornalismo de moda. A acadêmica Luana Verçosa apresentou o piloto de um podcast como projex. As bancas de TCCs encerram nesta sexta-feira, com mais duas defesas.
Orientado pela professora Anna Carvalho, o podcast “Os contadores de histórias” foi aprovado com nota máxima. A banca avaliadora do projeto experimental, as professoras Bárbara E. Silva e Patrícia Villar destacaram a capacidade da acadêmica – Luana Verçosa – em tocar em assuntos pouco abordados pela mídia tradicional e a parabenizaram pelo trabalho entregue.
O produto jornalístico produzido teve como objetivo “provocar reflexão sobre formas alternativas de saber e sobre a necessidade de reviver as formas subjetivas de interpretar o mundo, a dimensão do sonho, o espiritual e aquilo que não pode ser medido ou testado cientificamente, argumentando, ao mesmo tempo, a necessidade de questionar a modernidade/colonialidade e o saber científico-masculino-branco-europeu que moldou o pensamento ocidental.”
A primeira banca de monografia da quinta-feira, 7, teve como título “Tell the truth: uma análise sobre a representação do jornalista no cinema”. O trabalho, produzido pelo acadêmico Eduardo Lukasinski Gums e orientado pelo professor Sandro Galarça, fez uma análise fílmica comparando como os filmes “A Montanha dos 7 Abutres”, de 1951, e “Intrigas de Estado”, de 2009, representam a busca do jornalista pela verdade.
A banca, formada pelos professores Maurício Melim e Bárbara E. Silva fez importantes apontamentos e sugestões, como a necessidade de aprofundamento teórico sobre a verdade, além da sugestão de fazer uma ponte com os filmes analisados. O TCC foi aprovado com nota 9.
A segunda banca da noite proporcionou uma reflexão sobre a produção do jornalismo esportivo na atualidade e a sua relação com lutas antirracistas. O acadêmico Raphael Furtado Laurindo fez uma análise semântico-discursiva da cobertura do GE no caso da Bolha da Disney da NBA – momento em que os jogadores ficaram isolados por conta da Covid-19 e, ao mesmo tempo, realizaram protestos a favor do movimento Black Lives Matter.
O trabalho foi aprovado com nota 10 e elogiado pela banca avaliadora. Os professores Sandro Galarça e Maiara Maduro destacaram a qualidade da pesquisa científica e apontaram como sugestão de melhorias o aprofundamento da discussão sobre racismo e sua relação com o jornalismo. A monografia foi orientada pela professora Marília Crispi de Moraes.
Já a acadêmica Mariana Murara Fagundes apostou no jornalismo de moda para garantir a nota dez na monografia. Com o título “Mais do que um “Arrume-se Comigo”: como o TikTok influencia o jornalismo de moda produzido pela revista Elle Brasil” a acadêmica fez uma pesquisa de campo, visitando a redação da revista em São Paulo, além de análise de conteúdo de matérias publicadas no site.
A banca avaliadora, formada pela professora Anna Carvalho e pela professora convidada, Kérley Winques, da Universidade Federal de Juiz de Fora, destacou a relevância do trabalho e a possibilidade de novas reflexões a partir da pesquisa realizada.
O acadêmico Gabriel Quesada Gallerani também finalizou a graduação com a apresentação do TCC “Rumo ao hexa: uma análise da cobertura midiática do GE nos jogos da seleção brasileira durante a Copa do Mundo de 2022”. Orientado pelo professor João Kamradt, o trabalho foi aprovado com a nota 9,5. A pesquisa teve como objetivo analisar a cobertura da campanha da seleção brasileira pelo globoesporte.com durante a Copa do Mundo de 2022, explorando como o jornalismo esportivo tradicional se misturou com o infotenimento.
De acordo com o acadêmico, a pesquisa baseia-se em análises quantitativas e qualitativas das matérias para verificar a abordagem do site ao longo dos cinco jogos do Brasil no Mundial. Ao longo do estudo, foi destacada a importância da cobertura jornalística de megaeventos e discutidas as implicações do crescente uso do infotenimento para o jornalismo esportivo.
Os professores Sandro Galarça e Marília Moraes fizeram algumas sugestões de melhorias, sobretudo no aprofundamento de algumas discussões conceituais, além da reformulação do resumo para dar destaque ao infotenimento. “Sugiro incluir referência a Nelson Rodrigues por sua atuação na crônica esportiva, na década de 1950, pois ele já era um mestre em mesclar informação e entretenimento em seus textos”, sugeriu Marília.