Catnip lança o single Soco na Cara, uma carta aberta da nova geração
Por Mahyara Luiza dos Santos e Sofia Lichtenberg
A banda joinvilense de hardcore melódico Catnip lança nesta sexta-feira, 19, a música Soco na Cara, o primeiro de três singles que antecedem o lançamento do álbum Nativos da Era da Mentira, buscando reviver o movimento do punk hardcore para a juventude moderna.
Com letras afiadas e arranjos que transbordam originalidade, Soco na Cara emerge como um manifesto sonoro, desafiando convenções e confrontando questões prementes. O título, por si só, sugere uma abordagem direta e sem rodeios.
O projeto é uma carta aberta de uma nova geração inserida num mundo de pós-verdade, voltada a escancarar as problemáticas da história daqueles nascidos no período anteriormente intitulado como fim da história. A intenção da banda é criar conexão com a nova geração e inseri-los na cultura do hardcore e do progressismo, juntando a potência de um movimento velho com as pessoas jovens.
Fundado em 2022, o grupo é atualmente formado por Sofia Lichtenberg (vocalista e baixista/guitarrista), João Italik (vocalista e baixista/guitarrista), Vitor Weber (guitarrista) e Lucas Duarte (baterista). Atualmente, os integrantes estão divulgando o lançamento de seus próximos dois singles: Nada, no dia 3 de maio e Neo-Ócio Contemporâneo, dia 17 de maio. Enquanto isso, também compõem e aperfeiçoam mais músicas para o futuro álbum, Nativos da Era da Mentira.
“A gente se juntou nessa porque existe algo acontecendo, que parece uma mistura de uma divergência geracional cíclica, somada com mudanças políticas e sociais que de fato romperam com alguns conceitos que nós chamamos de naturais da vida em sociedade. E se você ouve isso e pensa que é um problema inventado na cabeça dos jovens, acho que o punk já não é mais pra você, afinal”, diz João Italik, um dos fundadores do grupo.
A banda tem como inspiração grupos muito importantes para a cena hardcore dos anos 90 e 2000, tanto internacionais quanto nacionais, como NOFX e Dead Fish. É por isso que os membros ressaltam o desejo de resgatar e ressignificar o movimento hardcore, o qual tantos acham que já teve seu tempo. É um trabalho feito da nova geração, para a nova geração.
A banda realizou as gravações, mixagem e masterização das músicas por conta própria, e está lançando elas de forma independente também. A arte cheia de significado da capa foi feita pela artista Mako Dias e as fotos de divulgação pela fotógrafa Ana Reginato.
Você encontra a banda nas redes sociais como @catnip.hc e youtube.com/@catnipband. Escute Soco na Cara em todas as plataformas digitais!