Festival de Cinema exibe 60 filmes até sábado
Por Cauã Vitor e Danielly Ketlyn Vieira
As atrizes Mel Lisboa e Carla Rodrigues participaram da abertura do Joinville Internacional Film Festival (JIFF) na noite de ontem (17), no GNC Cinemas do Shopping Mueller. Cerca de 60 filmes serão exibidos até dia 22.
Considerado um dos maiores do sul do país, o festival está na quarta edição. A programação reúne curtas e longas-metragens, animações e documentários, alguns inéditos no cenário nacional. Oficinas, Mostra Filmdance e palestras também ocorrem em diversos pontos da cidade.
Antes da cerimônia de abertura, houve sessão de fotos com as atrizes Mel Lisboa e Carla Rodrigues. As duas integram o elenco de “Foram os sussurros que me mataram”, dirigido por Artur Tuoto. Segundo as atrizes, o filme é um experimento de dramaturgia. “O texto é bem minimalista, embora tenha quase uma forma teatral, mas, ao mesmo tempo, desprovido de emoção”, afirmou Mel Lisboa. Depois da exibição do longa, as atrizes conversaram com o público.
O secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, destacou a importância do festival para o cenário cultural da cidade. Admiradores da sétima arte, além de estudantes de teatro e cinema também prestigiaram o evento.
O drama/documentário “As quatro irmãs”, dirigido por Evaldo Mocarzel e estrelado por Vera Holtz é o destaque da programação nesta terça-feira, às 19h30, no GNC do shopping Mueller. No filme, Vera Holtz tenta resgatar suas memórias e de sua família, da época em que vivia em Tatuí, no interior de São Paulo. Ela enfrenta lapsos de memória e transforma as irmãs em personas do seu ser, eterna fonte de inspiração para suas personagens.
Os vencedores do festival, escolhidos por um júri formado por cinco especialistas, serão conhecidos no sábado (22), às 19h, na Galeria 33 Arthouse.
Para mais informações sobre a programação acesse o site.