Documentário sobre o fazer artístico em Joinville será lançado nesta quinta-feira, 20
A produção faz parte do Projeto Experimental da acadêmica do curso de Jornalismo da Faculdade Ielusc
Na cidade industrial, o fazer artístico é constantemente permeado por reflexões e pensamentos que atravessam a população e os artistas locais. Pensando nisso, a acadêmica da 7ª fase do curso de jornalismo Bárbara Siementkowski produziu o documentário “Neste Palco Vemos Cores” que será lançado nesta quinta-feira, dia 20, às 9h, no Youtube (clique aqui para acessar o canal).
A acadêmica explica que o nome “Neste Palco Vemos Cores” faz uma analogia ao clima de Joinville, conhecida como a cidade da chuva e dos dias nublados. Além disso, o título referencia depoimentos comuns entre os artistas entrevistados, ressaltando o papel da arte em desconstruir a narrativa de que não há espaço para arte de rua, independente e autoral em Joinville.
O documentário escutou seis artistas – MC, músico, atriz, artista visual e muralista, multiartista e produtora cultural – que compartilharam suas histórias, dificuldades e motivação de se fazer arte em Joinville. Além dos artistas, também foram ouvidos dois historiadores: Rhuan Carlos Fernandes, mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade e também produtor cultural, e Fernando Sossai, coordenador da pesquisa do Diagnóstico Cultural de Joinville.
O documentário, que conta com 33 minutos de duração, teve como modo de produção a construção de uma narrativa sem locução de narrador, mas sim a partir das entrevistas realizadas com as fontes. A acadêmica, que teve a orientação da professora Maiara Maduro, conta que o processo de produção iniciado em março teve desafios, mas que o aprendizado compensou o esforço. “Foi um processo de aprendizado muito grande pra mim. Desde a etapa de produção, entrar em contato com as fontes, agendar entrevistas, fazer a captação das imagens, as entrevistas, até a edição. Eu sinto que me desenvolvi muito nessa prática do audiovisual.”
Temas como os territórios culturais de Joinville, mito fundador da cidade, discursos da cidade industrial e a arte como ofício são explorados na produção. O objetivo é trazer reflexões que permeiam as narrativas de Joinville como cidade com vocação para o trabalho e para indústria, e resgatar a produção artística e cultural como possibilidades reais de se existir em Joinville.
Ficha Técnica:
Produção, roteiro e edição: Bárbara Siementkowski
Captação – imagens e som: Bárbara Siementkowski, Caio Delagnolli, Roger Bezerra Candido
Arte “Neste Palco Vemos Cores” e visual: Tatiana Ignácio
Trilha sonora original: Jorge Siementkowski
Orientação: Professora Maiara Maduro
Este trabalho foi desenvolvido como Projeto experimental para o Curso de Jornalismo da Faculdade Ielusc.