Acadêmicos de PP produzem sexta edição da MOVA nesta quarta-feira, 26
Mostra Viva de Arte acontece no DS House, na unidade Centro da Faculdade IELUSC, e é aberto à comunidade
Por Arthur Lincoln Ferreira
Nesta quarta-feira (26), a partir das 19h, a Faculdade IELUSC será palco da sexta edição da MOVA – Mostra Viva de Arte. A produção do evento é da terceira fase do curso de Publicidade e Propaganda sob coordenação da professora Patrícia Villar. A entrada é gratuita, aberta para outros cursos e para convidados externos. Neste ano, o conceito da mostra é o caleidoscópio (um brinquedo que possibilita visualizar formas, luzes e cores na medida que movimenta o cilindro).
Segundo a professora Patrícia Villar, a MOVA é um evento onde há uma mostra de arte exposta pelos envolvidos voltada para a expressão artística em diversas formas. É organizado para os artistas exporem seus trabalhos em troca de experiências. A professora conta que o evento é realizado desde 2017, e a cada ano é apresentado um conceito. “É uma forma de pensar nos fragmentos e na vida, mudanças de perspectiva e no modo de viver”, diz Patrícia.
Para a acadêmica da 3ª fase de PP, que está atuando na produção da 6ª edição da MOVA, Eduarda Anacleto Rodrigues, as expectativas são para que o evento seja novamente um sucesso. “A gente espera receber um grande número de pessoas, estamos convidando outros cursos, outras instituições também. Além disso, estamos estudando muito sobre a filosofia do caleidoscópio”, completa.
Patrícia é a curadora oficial do evento e leciona a disciplina de Arte Contemporânea para o curso de Publicidade e Propaganda. O evento também recebe auxílio do professor Jonas Porto, com a disciplina Fotografia Publicitária.
Caleidoscópio é um instrumento óptico que serve para criar efeitos visuais simétricos com o auxílio de um conjunto de espelhos e vidros coloridos A origem da palavra caleidoscópio é dada por kalos, que significa “belo” ou “bonito”, eidos, querendo dizer “imagem” ou “figura”. A palavra scope também está incluída nesta história e significa “olhar” para, ou então apenas “observar”. Tal objeto tem como seu criador o cientista escocês David Brewster (1781-1868), que o inventou em 1816, onde, inicialmente, o caleidoscópio começou a ser produzido e vendido como um brinquedo.