Curso de Jornalismo encerra semestre com aprovações de monografias
Na última terça-feira (09), a acadêmica Marinne Ohara da Silva Chiarelli apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado “O perfil do presidente: uma análise do impacto do Instagram na construção da persona e da opinião pública”. As professoras Georgia dos Santos e Marília Crispi de Moraes compuseram a banca avaliadora. O trabalho foi orientado pela professora Patrícia Villar e aprovado com nota 9.
Com o título “O audiovisual televisivo em tempos de convergência: uma análise das mudanças realizadas pelo Fantástico”, a aluna Bruna Alves da Souza apresentou sua monografia na quarta-feira (10). A pesquisa abordou os desafios e oportunidades que a era digital apresenta para o telejornalismo, com foco nas estratégias de inovação para garantir a confiabilidade ao público.
A banca foi composta pelas professoras Maiara Maduro e Bárbara de Jesus. A professora Maiara achou interessante olhar para o telejornalismo a partir da evolução tecnológica e de conteúdo, também destacou as importantes contribuições que a monografia trouxe para a área.
A estudante foi aprovada com nota 8. A orientação do trabalho foi da professora Marília Crispi de Moraes.
O terceiro trabalho da semana analisou a contribuição das mulheres jornalistas ao realizar as coberturas de Copas do Mundo, e apontou as dificuldades enfrentadas por elas, como o assédio sexual e o machismo. Intitulada de “Participação da imprensa feminina brasileira nas Copas do Mundo de 2014, 2018 e 2022”, a pesquisa foi realizada pelo acadêmico Arthur Lincoln Ferreira.
Os professores Sandro Galarça e Maiara Maduro compuseram a banca avaliadora. Maiara falou sobre a relevância da temática, sobre como é importante os homens também falarem sobre as causas que tratam de igualdade de gênero. Elogiou o trabalho, porém, fez críticas construtivas relacionadas ao rigor científico nas pesquisas de monografia. Sandro também enalteceu a temática e fez apontamentos sobre o contexto histórico do jornalismo esportivo.
A monografia, orientada pela professora Anna Carvalho, foi aprovada com nota 8.