SIC 2024: jornalistas e publicitários mostram que não há rivalidade no mercado de trabalho
A segunda noite da Semana Integrada de Comunicação contou com muito bate-papo e troca de experiências. O Talk Show Juntos e Misturados ocorreu no anfiteatro do campus Centro da Faculdade Ielusc, e recebeu publicitários e jornalistas que atuam em outras áreas no mercado de trabalho.
A conversa foi comandada pelo coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Vinicios Neves, e teve como objetivo aproximar as áreas de jornalismo e publicidade, destacando a importância do trabalho colaborativo no mercado. O palco recebeu as publicitárias, Djessica Grosch Dums e Daniela Müller, e os jornalistas Lucas Balduino e Kevin Eduardo da Silva.
De início, os egressos compartilharam as suas trajetórias no ramo de trabalho pós formação. Daniela comentou que nunca se imaginou atuando em algumas áreas durante a faculdade, mas que depois agarrou certas oportunidades. Atualmente, a publicitária trabalha em assessoria no campo político.
O jornalista, Kevin da Silva, enfatizou a importância dos estágios durante a faculdade. “Estou no mercado desde que entrei no curso, já entrei em dez estágios. Foi bom para experimentar e descobrir o que eu realmente gostava.”
Djessica Dums é formada em Publicidade e Propaganda, porém nunca atuou em uma agência de publicidade. Desde o começo do curso, a egressa se viu em outras áreas e caminhos. “Trabalhei em veículo de comunicação, a NSC, ainda na época da faculdade, por indicação de uma professora”, conta.
Os comunicadores também comentaram sobre a importância do networking nesse meio. Lucas Balduino, jornalista, ressaltou o valor de uma rede de contatos, e aconselhou que isso deve ser desenvolvido no começo da faculdade, com colegas de curso e professores. “Hoje em dia, o mercado de trabalho é sobre relacionamento e indicações”, reforça o jornalista. Djessica possui um currículo extenso, e conta que todos os seus empregos foram por meio de indicação, tanto de ex-colegas de curso, quanto por professores da instituição.
O Talk Show desconstruiu a imagem de que jornalistas e publicitários não podem trabalhar juntos. Provando que ambos se encontram profissionalmente no ramo de trabalho.
Última noite de SIC
Hoje (26), a Semana Integrada de Comunicação se encerra e abre espaço para as produções audiovisuais produzidas por acadêmicos. Serão 15 exibições, entre documentários, série de reportagens, curtas e comerciais. Ao final, um bate-papo com produtores pretende mostrar os desafios dessas produções.