Alunos de Jornalismo e Publicidade exibem suas produções acadêmicas no último dia da SIC
Para encerrar a Semana Integrada de Comunicação 2024, foram exibidas 15 produções audiovisuais dos mais diversos gêneros. Documentários, curtas-metragens, série de reportagens, comerciais e campanhas publicitárias foram selecionados pelo grupo de professores que integram a organização da SIC.
Após a 1ª Mostra de Produções Audiovisuais dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, houve uma roda de conversa entre alguns alunos para compartilhar a experiência e os desafios de produzir esses conteúdos. O bate-papo foi mediado pelo acadêmico Diogo de Oliveira, da 6ª fase de Jornalismo.
O documentário “Raízes da terra: a luta dos trabalhadores rurais” foi produzido pelos acadêmicos Larissa Hirt, Caroline de Apolinário, Camila Bosco e Leonardo Budal Arins, e abordou a rotina dos trabalhadores rurais que muitas vezes desconhecem seus direitos garantidos por leis. A aluna Luiza Rodrigues da Costa Gomes também participou da gravação que ocorreu em Campo Alegre. Ao ser questionada Campo Alegre. Ao ser questionada se se a viagem teria sido o maior desafio, a acadêmica respondeu: “Com certeza não, foi a parte mais fácil. A parte mais complicada foi a pós produção, a edição e a organização das respostas foi complicado. A decupagem foi o processo mais longo.”
O Projeto Experimental “Música tem cor? A influência da Indústria Cultural na divulgação da música brasileira” da aluna Luiza Helena da Rocha também foi exibido no evento. A acadêmica explicou a escolha por fazer uma série de vídeos curtos para o Tiktok. De acordo com Luiza, a intenção era que o tema alcançasse um público jovem e despertasse a curiosidade sobre o assunto. Sabendo que boa parte dos adolescentes consomem essa plataforma, a acadêmica e o seu orientador, Sandro Galarça, optaram por explorar esse novo formato.
As alunas Eloisa Vanin, Kamilly de Morais, Nicole Suriz, Tiziana Sepulveda, Letícia Gabriela, Julia Della Giustina e Bárbara dos Santos produziram o curta-metragem que encantou a noite de ontem. O filme “Janelas da Alma” contou uma verdadeira história de amor. Eloisa comentou que as principais referências para a produção foram tiradas do filme Your name. Entre elas, o fio vermelho no pulso que aparece no início do curta, que também é citado no filme. A lenda do fio vermelho do destino, também conhecida como Akai Ito, é uma crença que diz que duas pessoas destinadas a estarem juntas são ligadas por um fio vermelho invisível.
Para Rafael Schiodini, acadêmico de Publicidade e Propaganda, a produção foi um trabalho coletivo. O curta-metragem “O mundo que não vejo”, realizado por Rafael Schiodini, Ernst Stobberg, Juliana Leão, Danielly Kniess, Samara Gonçalves, Thamiris Castro, Denilson Silva, Gabriela Müller e Vittoria Körner, foi feito no primeiro bimestre da disciplina de Produção Audiovisual sob orientação da professora Anna Carvalho. Rafael acredita que o audiovisual é um trabalho em conjunto, na qual há várias etapas fundamentais que são realizadas por várias pessoas.