Inteligência artificial transforma educação
Por Anna Bibow
Presença da tecnologia na educação está revolucionando o ensino, mas levanta questões como o uso responsável.
A Inteligência Artificial (IA) desempenha um papel cada vez mais significativo no campo da educação, revolucionando a maneira como os alunos aprendem e os educadores ensinam. Com avanços contínuos em algoritmos de IA, a tecnologia é aplicada de maneira criativa e inovadora nas instituições educacionais em todo o mundo.
Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff, mestranda em Educação na Universidade Regional de Blumenau (FURB), na Linha de Pesquisa Formação de Professores, explica que hoje em dia a Inteligência Artificial está sendo mais utilizada em sala de aula pelos alunos do que pelos professores. Isso pode ser explicado pelo fato de que vivemos em uma sociedade cada vez mais tecnológica e as novas gerações estão acostumadas a usar esses artifícios para tudo, inclusive trabalhos escolares.
Existem benefícios e desafios na educação com esses elementos. “Um dos grandes benefícios é que a IA permite maior agilidade nos métodos de ensino, facilitando a concentração dos alunos e o trabalho em equipe. Já um desafio é o fato da falta de acesso igualitário a essas tecnologias”, diz Cristiana. Segundo dados do Unicef de dezembro de 2022, 63% dos estudantes brasileiros têm acesso à banda larga e 37% não têm. Fica difícil, assim, se encantar pela tecnologia avançada na educação sem lembrar que ainda falta a básica: internet na casa dos alunos e nas escolas.
Outro problema da utilização das inteligências artificiais no processo de aprendizagem é que muitos jovens não sabem o limite entre utilizar essas tecnologias para de fato estudar, ou para deixá-las fazer o trabalho todo sozinho, sem nenhuma interferência humana. Cristiana explica que é imprescindível identificar com os alunos até onde vai essa “terra sem lei” que é a internet.
Desafios do uso da tecnologia nas escolas públicas de Joinville
Escolas particulares aumentaram em 129% o uso de tecnologias na pandemia, segundo estudo do Layers Education, de 2021. Porém, existe uma preocupação acerca da falta de convívio no mundo real que essa nova geração está tendo. Ao realizar a maior parte das atividades escolares online, perde-se um pouco o momento de interação, que é importante para o desenvolvimento cognitivo e psicossocial.
O uso crescente da Inteligência Artificial na educação não apenas transforma o aprendizado, mas também apresenta novos desafios que precisam ser enfrentados. A desigualdade no acesso à tecnologia é um dos principais obstáculos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, apenas 42% das escolas públicas no Brasil possuíam acesso à internet, enquanto nas escolas particulares esse número saltava para 94%. Essa disparidade evidencia que muitos alunos ainda não têm as ferramentas necessárias para acompanhar a revolução tecnológica no ensino.
Contudo, a prefeitura de Joinville cumpriu seus deveres e fez com que as escolas municipais tenham atividades multiplataformas para manter os alunos informados a respeito da tecnologia. Nesse ano de 2024, todas as Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil (CEIs) de Joinville receberam a instalação de internet wi-fi de alta velocidade por meio do evento Somos Digitais, em comemoração aos 173 anos de Joinville. Além disso, foram distribuídos cinco mil novos chromebooks, um novo tipo de computador projetado para ajudar a realizar tarefas de modo mais rápido e fácil, para todas as escolas.
Uma das plataformas mais utilizadas pelos jovens é o Chat GPT, uma ferramenta online que dialoga com o usuário, responde aos comandos que o mesmo dá, e até escreve textos sobre o tema indicado em poucos segundos. Eliane Smaha, professora da Escola Municipal Paul Harris, diz que os computadores e tablets da escola possuem sites como o Chat GPT bloqueados pela prefeitura, não deixando, assim, os alunos o acessarem em sala de aula. Porém, a professora explica: “em casa, com a liberdade deles, os alunos acessam com certeza, para o auxílio de tarefas escolares. Infelizmente hoje em dia, é muito fácil o acesso deles em casa”.
Muitas escolas no mundo todo já adotaram limites para o uso de IA, mas no Brasil, ainda não há uma regulamentação específica sobre o tema. Projetos de lei apontam diretrizes para a segurança da internet e novas tecnologias, principalmente entre crianças e adolescentes. Além do PL 2630/2020, conhecido como “PL das fake news”, o PL 2338/2023 dispõe sobre o uso de IA em diferentes contextos sociais, com o objetivo de “identificar os riscos e os agentes envolvidos no processo”.