Cenário do Skate cresce em Joinville
O skate na cidade reflete a paixão dos atletas e a necessidade de apoio para o desenvolvimento do esporte
Por Bruna Borges
Joinville, tradicionalmente reconhecida por sua forte base industrial e eventos culturais, está vendo um aumento relevante em um cenário esportivo que há pouco tempo era desvalorizado, especificamente o skate.
O Parque da Cidade, no bairro Guanabara, destaca-se como um dos principais pontos de encontro para skatistas de todas as idades. Outras pistas, como as do bairro Floresta e da praça do Céu do Aventureiro, ou de espaços privados também contribuem para o crescimento dessa modalidade na cidade. Entretanto, a evolução do skate em Joinville está ligada a muitos fatores. Além do crescimento no número de praticantes, o incentivo ao esporte tem sido o principal fator desse desenvolvimento.
A Federação Catarinense de Skate (FCSKT) é a principal responsável por esse fomento. A instituição, fundada em 2008, tem como objetivo incentivar e estimular o skate em Santa Catarina, através de ações, orientação e formação profissional, cultural e social. Saulo Hering, diretor da região norte da FFSC, frisa que apesar dos bons resultados que a Federação tem em impulsionar a modalidade, ainda existem muitos desafios. “A Federação é uma organização sem fins lucrativos, então toda vez tentamos fazer um campeonato, ou um evento, nós temos muitas dificuldades, porque tudo isso gera um custo alto. E nós dependemos desse investimento por parte do órgão público ou até mesmo de empresas privadas”, afirma.
O diretor ainda completa que mesmo com esses problemas no apoio financeiro, existem exceções como no município de Chapecó, onde foi inaugurada uma pista e a prefeitura bancou todos os custos e foi possível fazer um ótimo evento. “Alguns lugares ainda não têm esse conhecimento de incentivar, de fazer e ajudar a fomentar a cena do skate. Com mais apoio, tudo seria muito melhor”, complementa Saulo.
Além do incentivo, é necessário um local apropriado para a prática do skate. A pista do Parque da Cidade, que é a mais movimentada da região, não atende todas as expectativas para que os praticantes possam exercer o esporte com qualidade. Ainda falta mais atenção e incentivo, uma vez que Joinville tem grandes nomes de atletas que participam de vários campeonatos e que precisam que as pistas locais estejam apropriadas para o treino.
“Com locais ainda melhores, atraímos mais pessoas, e isso é ótimo para o esporte e o turismo da cidade. Em vez de um atleta precisar viajar para outro estado para andar de skate em um lugar bom, ele pode ter isso em sua cidade”, diz Saulo Hering. O diretor regional da FCSKT acredita no potencial da cidade e que, em breve, essas melhorias aconteçam. Além disso, ele reforça que cada um precisa fazer sua parte.”Precisamos ajudar a preservar as nossas pistas, não adianta a prefeitura fazer um local muito bom e algumas pessoas destruírem o espaço. Tudo é um trabalho em conjunto”, finaliza.
Skatista representa Joinville no estado
No cenário do skate em Joinville, Giovana Gabriela se destaca como uma das principais referências. Recentemente, ela conquistou o título de bicampeã catarinense de skate, refletindo o progresso da modalidade na cidade. Sua trajetória é um exemplo do potencial que Joinville tem para formar atletas de alto nível. “São nove anos andando de skate, então já participei de vários campeonatos, mas os principais foram o Catarinense, que eu participei cinco vezes e duas delas fui campeã e outras duas vice, também o Brasileiro em que eu disputei três vezes e fiquei entre as dez primeiras e o STU, que é o campeonato nacional de amadores e profissionais, em que eu competi com grandes referências do skate como a Raissa Leal’’, conta a atleta.
A atleta conta que para manter uma trajetória no esporte, além de muita paixão e dedicação pelo skate, é preciso de apoio e patrocínio. “Sabemos que é difícil para as lojas, marcas, principalmente as que são de cidade. Mas os skatistas aqui de Joinville eu vejo que eles são pouco ajudados. É difícil viver só de skate, porque é um esporte caro, a gente tem que viajar muito, as peças são caras, a gente cai e as roupas rasgam. Eu já tive alguns patrocínios que me ajudaram até onde eles conseguiram, porque realmente é difícil, o mais complicado é o dinheiro. Então ter um apoiador que banque 100% a gente nunca consegue”, complementa Giovana. Apesar disso, a atleta acredita que com o crescimento do skate, principalmente nas Olimpíadas, mais atletas poderão ter patrocínios maiores para poder continuar praticando o esporte.
Com o skate ganhando força em Joinville, é importante reconhecer seu significado para os atletas. Giovana Gabriela afirma: “O skate pra mim é vida, ele me traz vida, alegria e amigos.” Para os que estão começando ou já praticam, ela aconselha: “Não desistam! Skate é difícil, você cai, se machuca, mas a graça é levantar e cair de novo.” O skate em Joinville tem um caminho a percorrer, a visibilidade e o apoio podem fazer muita diferença.