
Lançamento de licitação do transporte coletivo de Joinville tem previsão para agosto
Documentos estão sendo avaliados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC)
Por Edilson Alves
A minuta do edital de licitação do transporte coletivo de Joinville e seus respectivos anexos, foram protocolados junto ao TCE-SC no dia 13 deste mês.
Segundo o prefeito Adriano Silva, o trabalho de elaboração dos documentos contou com o apoio de diversas secretarias e seus servidores. “Foi a mais complexa licitação da história da Prefeitura de Joinville”, afirmou Adriano.
A população também contribuiu na elaboração do edital por meio de audiências públicas. Atualmente duas empresas detém a concessão do transporte em Joinville, a Transtusa fundada em 1963 e a Gidion fundada em 1967.
No total as duas empresas contam com cerca de 370 ônibus em operação, o atual sistema é um modelo tronco-alimentador com terminais fechados, integração física e integração temporal. As linhas estão divididas entre as duas empresas, tendo também algumas linhas operadas por ambas em conjunto.
Próximo passo
De acordo com o chefe do executivo, o TCE-SC fará as considerações que entender serem necessárias e após isso devolverá o processo para que o município faça ajustes caso haja necessidade. Devido ser uma licitação grande e muito complexa, uma das exigências legais do processo é que o TCE faça essa validação antes que o edital seja publicado.
Assim que os documentos retornarem ao município, a prefeitura providenciará os devidos ajustes para que o edital esteja apto a ser publicado.

Novo sistema de mobilidade
O Sistema de Mobilidade de Joinville (Simob) é o nome dado ao novo modelo do transporte coletivo da cidade. Esse sistema foi apresentado pela prefeitura em agosto de 2023. Será um sistema moderno, que propiciará o aumento no número de viagens e contará também com inovações tecnológicas que irão proporcionar conforto aos usuários.
De acordo com a prefeitura, o Sistema de Mobilidade de Joinville é dividido em quatro eixos: mobilidade, infraestrutura, tecnologia e transparência. Sua principal função é oferecer ao joinvilense um sistema que facilite o deslocamento entre as diferentes regiões da cidade, prevendo pontualidade, aumento na quantidade de viagens, e diferentes recursos tecnológicos que vão aumentar a segurança tanto dos passageiros quanto dos profissionais.
Entre as melhorias, estão previstos wi-fi, monitoramento com câmeras e ar-condicionado em todos os veículos, reforma completa dos terminais de ônibus e manutenção dos abrigos para passageiros.
Em relação a bilhetagem, a modernização prevê biometria, QR-Code, integração sem necessariamente entrar no terminal, sistema antifraude e possibilidade de valor promocional.
Por fim, o eixo transparência trará a criação de uma Central de Controle Operacional (CCO) com informações e imagens ao vivo, avaliação frequente da qualidade do serviço por meio de indicadores e um plano de prazos e metas para a mudança da matriz energética.
