
11º JIA começa com grandes emoções e entrega de medalhas
Alunos revelam altas expectativas e dois cursos disparam na liderança da disputa.
Por Daniela Ribeiro e Karolina Galvão
A 11ª edição do JIA (Jogos de Integração Acadêmica) começou na noite de quarta-feira, 09, com placares acirrados no Futsal e Handebol, muita torcida e a entrega das primeiras medalhas nas modalidades de Queimada e Apresentação Artística.
A primeira noite do JIA foi de encher os olhos. Os atletas dos cursos participantes deram um show em quadra, enquanto a torcida fazia a festa nas arquibancadas. A organização de cada curso para sua torcida ficou diversificada, com direito a balões, bandeiras, muitas camadas de TNT e até mesmo LED. As cores de cada curso inundaram todos os cantos do campus Saguaçu. Após a execução do hino nacional e do juramento do atleta, o início dos jogos foi oficializado.
Calouros e veteranos expressaram suas altas expectativas para os jogos deste ano. Diogo Prestes, aluno da terceira fase de Administração, acha que “essa edição [em relação à edição passada] tem tudo para ser mais animada. As equipes e os cursos estão ficando maiores, tipo PP e Jornal, então tem tudo para ser mais animada e pra com certeza ADM levar mais um prêmio”.

“Dá um frio na barriga de ver um monte de gente misturada, é uma vibração enorme!”, contou a caloura de Jornalismo, Jéssica Ribeiro, que participou do desfile que abriu o JIA deste ano. “Mas assim, é legal o envolvimento de todos os cursos e esse momento em que podemos descontrair”.
Já Isabela Fernandes, aluna da 1ª fase de Publicidade e Propaganda, espera bastante do seu primeiro JIA: “Desde que a gente entrou na faculdade estão falando desse JIA, mostrando vídeos, então eu ‘tô com uma expectativa bem alta que o pessoal se esforce bastante e muito esperançosa de que seja uma memória inesquecível”.
Os jogos de Futsal masculino e feminino abriram os jogos com grandes emoções. A equipe News Old Boys, do curso de Jornalismo, venceu o Adrenalina, do curso de Enfermagem, por 4×3 nos pênaltis. Já as Publicigatas, do curso de Publicidade e Propaganda, venceram as Fonolindas, do curso de Fonoaudiologia, por 1×0, com defesas que impressionaram a torcida.
Entretanto, mesmo após a vitória suada, o News Old Boys não conseguiu superar o STF, do curso de Direito. O STF e o Raulinosports, também do curso de Jornalismo, vão disputar a final do Futsal masculino na sexta-feira. Já as Publicigatas superaram o time de Administração e vão jogar a final no dia 11 contra o curso de Psicologia.
No Handebol masculino, o curso de Jornalismo levou a melhor, avançando para a final de amanhã após vitórias contra os cursos de Publicidade e Propaganda e Administração. O adversário será o curso de Nutrição, que venceu o time de Direito.

O Handebol feminino também foi acirrado — as alunas de Psicologia superaram as de Fonoaudiologia nos pênaltis e passaram para os próximos jogos na quinta-feira. A Nutrição também avançou, e os cursos ainda têm batalhas contra os times de Publicidade e Direito.
Enfermagem e Publicidade e Propaganda ganham as primeiras medalhas do JIA
A primeira noite também foi repleta de arte e cultura. O curso de Publicidade e Propaganda foi o grande vencedor do Concurso de Apresentação Artística, com uma apresentação de dança. Jornalismo, que disputou com uma peça de teatro, levou o segundo lugar e o Direito, que fez uma apresentação musical, ficou em terceiro.

Curso de Publicidade e Propaganda vencedor na modalidade Apresentação Artística | crédito: Mahyara Luiza
Já a Enfermagem disparou na disputa pelo JIA após ganhar a medalha de ouro em Queimada. A equipe venceu o time de Psicologia, encerrando a noite com triunfo.
Além dos jogos nos próximos dois dias, temos a competição de Melhor Mascote e Grito de Guerra. A disputa de melhor mascote segue em votação no Instagram do JIA (@jia.ielusc) até às 14h do terceiro dia, enquanto o grito de guerra será avaliado por júri na segunda noite. O resultado vai ser divulgado no último dia do evento, no ginásio de esportes e no perfil do Instagram.
O objetivo do JIA segue sendo cumprido com maestria, quando, mesmo entre as disputas, antigas amizades prevalecem e novas amizades surgiram ao longo da noite. Uma breve demonstração disso foi um jogo amistoso de vôlei, fora das competições, que se iniciou na quadra do Prédio 500, com diversos alunos de cursos diferentes aproveitando o tempo juntos e se divertindo.
Se o primeiro dia de competição foi emocionante, as expectativas para o segundo e terceiro dia estão altíssimas! Quem serão os próximos campeões do JIA?