
JEC se prepara para estreia na Copa Santa Catarina
No próximo domingo, 7, o Joinville Esporte Clube (JEC) estreia na Copa SC 2025 contra o Blumenau Esporte Clube (BEC). A partida acontecerá às 15h no Estádio do Sesi, casa do BEC. Vindo de uma eliminação na segunda fase da série D, a Copa SC é considerada importante pelo JEC, já que a competição pode garantir uma vaga na disputa da Copa do Brasil do ano que vem.
Desde o começo dessa semana, o Joinville vêm treinando especialmente para a Copa Santa Catarina, tendo em vista que essa é a única competição restante no calendário deste ano do clube. A última partida disputada pela equipe foi em 10 de agosto, na derrota por 4 a 0 para o Cianorte, no jogo de volta da primeira etapa da fase eliminatória da série D do Brasileirão. O resultado tirou o time joinvilense da competição.
Plantel renovado
Os resultados recentes não vêm satisfazendo os torcedores tricolores, o que fez com que o clube renovasse o seu elenco já para a disputa da Copa SC. Na última segunda, 1, o JEC anunciou o treinador Leandro Sena, que assume o lugar de Hemerson Maria, que foi desligado da equipe no dia 11 de agosto. Sena estava no também eliminado da quarta divisão, Central de Caruaru, e tem passagens por equipes como Treze-PB, Sergipe, ASA-AL, além de ter sido campeão da série D de 2022 pelo América- RN.
Um pouco após o anúncio do novo treinador, o clube também anunciou a contratação do lateral-esquerdo Mário Henrique, atleta de 31 anos que estava no Aparecidense. Além das novas contratações, o Joinville também comunicou a saída dos seguintes jogadores: Ryan e Ernandes (Laterais); Carlos Alexandre (Zagueiro); Guilherme Escuro e João Mafra (Volantes); Lucas de Sá (Meio-campista); Douglas e Yuri Mamute (Atacantes).
Preparativos para o domingo
O técnico Leandro Sena, em sua coletiva de apresentação, ocorrida na última quarta-feira, 3, afirmou estar se sentindo determinado para esse próximo desafio. “O principal objetivo é resgatar o Joinville. Vamos trabalhar com muita dedicação e humildade, sabendo da responsabilidade que é dirigir o JEC. Já trabalhei em muitas equipes e com muita pressão, então me sinto preparado para esse projeto”, contou.
Ao ser perguntado sobre como planeja jogar nos próximos jogos, Sena disse que pretende adotar um estilo de jogo diferente do que o clube estava apresentando nos últimos confrontos. “Apesar dos números recentes, a nossa equipe vai procurar jogar ofensivamente, criando variações de jogo. Já pude observar que os atletas têm potencial para fazer esse jogo propositivo, que é o que a torcida do Joinville espera”, completou.

Ontem, o JEC realizou um treino fechado na Arena Joinville. Antes disso, o atacante Da Silva cedeu uma coletiva de imprensa. O atleta comentou sobre a eliminação para o Cianorte e reforçou a importância da disputa da Copa SC nos próximos meses. “Eu não esperava uma eliminação precoce e do jeito que foi. Mas, o grupo todo já “mudou a chave” para a competição que temos agora pela frente, que é muito importante”.
Da Silva disse que espera fazer uma grande estreia no domingo e que sabe da responsabilidade de jogar com “autoridade” dentro de campo. O atacante diz entender o peso e a importância do JEC nacionalmente e que a equipe precisa ser agressiva tanto dentro quanto fora de casa.
Formato de disputa e times da Copa SC
A edição deste ano da Copa Santa Catarina contará com 17 equipes na disputa pelo título, número recorde neste século. Os times estão divididos em quatro grupos, sendo três deles com quatro participantes e um com cinco. Confira como os chaveamentos estão divididos:
- Grupo A: Avaí, Barra, Figueirense e Marcílio Dias;
- Grupo B: Brusque, Chapecoense, Concórdia e Santa Catarina;
- Grupo C: Blumenau, Carlos Renaux, Joinville, Juventus e Nação;
- Grupo D: Camboriú, Caravaggio, Criciúma e Tubarão.
A fase de grupos será disputada em formato de turno e returno, com cada equipe se enfrentando duas vezes. Os dois melhores de cada chave avançam para as quartas de final, que serão disputadas em partidas de ida e volta até a decisão da grande final. Os melhores colocados do grupo A enfrentam os melhores do grupo B e os melhores do Grupo C se encontram com o Grupo D.
O campeão da Copa Santa Catarina garante uma vaga direta na primeira fase da Copa do Brasil ou da Série D do Brasileirão de 2026. Caso um campeão já tenha vaga no Brasileirão, a vaga na Série D irá para o time que ir mais longe. Times como Avaí e Chapecoense, por exemplo, já garantiram vaga na Copa do Brasil e também já disputam a série B do campeonato brasileiro.
JEC e Blumenau
Diferente do Joinville, o BEC não possui série, e esse ano disputou apenas a série B do Campeonato Catarinense. Apesar de ter terminado líder da fase de grupos da competição, a equipe foi eliminada na semifinal pelo Camboriú, que terminou com o vice-campeonato.
Os ingressos para o duelo do dia 7 já podem ser adquiridos pelo site do BEC e estão sendo comercializados por 25 reais. A capacidade do setor visitante do estádio do Sesi, casa do Blumenau, é de 318 torcedores. Os portões abrem a partir das 13h. O jogo terá transmissão ao vivo gratuita pelo canal do YouTube do portal Metrópoles.