
Atléticas promovem campeonato em Joinville com integração de acadêmicos
Os jogos iniciaram dia 16 de agosto e vão até 13 de setembro em diversos pontos da cidade
O Interlaje se aproximam do seu encerramento. No próximo fim de semana ocorrem as últimas finais dos jogos, com as modalidades de futsal, vôlei, basquete e handebol na Unisociesc Campus Park. À noite, a partir das 22h no Joinville Square Garten, ocorre o Deu liga. A festa sela o encerramento com a entrega dos títulos gerais. A competição reúne mais de 2,5 mil universitários em quase um mês de competições aos sábados e domingos. São 19 atléticas de Joinville e região, incluindo Blumenau disputando diversas modalidades.

A atual edição contou com duas divisões: a divisão principal (Série A) e a divisão de acesso (Série B). Todos os anos, duas atléticas são rebaixadas da primeira divisão e duas sobem da segunda. Os pontos são decorrentes de todas as modalidades praticadas, além da participação na abertura, que também gera pontos. Este ano, há uma estreante. Rasantes que pertence a FURB (Universidade Regional de Blumenau) entrou para o grupo de Joinville, sendo a segunda atlética de Blumenau a se juntar. A primeira foi a AAASF (Associação Atlética de Saúde), que pertence à mesma universidade. Seu ingresso ocorreu em 2024, conseguindo o feito do título da divisão de acesso e a vaga para a divisão principal em seu primeiro ano.
As competições tiveram uma crescente nos últimos anos, abrangendo mais lugares e mais esportes. “Começamos o planejamento lá em janeiro. Por se tratar de um evento muito grande, a Comissão Organizadora da liga contrata uma empresa para auxiliar no evento. Eles ficam com a parte de contratação, fornecedores e organização” disse Pyetra Maas, estudante de Engenharia civil na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e atual presidente da Liga das Atléticas de Joinville e Região. “Fazemos com bastante antecedência para que as associações consigam se planejar, levantar seus fundos e participar dos jogos”, completou.

Hoje as modalidades presentes são: atletismo, fifa, judô, basquete, futsal, vôlei, natação, xadrez, tênis de mesa e handebol. O campeonato apresenta seis praças para as disputas em diversos pontos da cidade, sendo a principal na Unisociesc Campus Park, onde é feita a abertura e encerramento dos jogos, além de algumas das modalidades coletivas.
Surgimento das atléticas
O movimento na cidade teve início em 2005, com o surgimento da CCT, grupo que pertencia à UDESC, de Joinville. O seu propósito é promover a integração de estudantes através de jogos, festas e ações sociais. Até hoje a atlética se mantém firme e segue trilhando seus caminhos sendo uma das mais tradicionais da região. Depois dos “cachorros loucos”, começaram a surgir nas outras universidades novos movimentos.
A liga das atléticas surgiu em 2014, com o propósito de organizar competições para acadêmicos de Joinville, juntando as associações existentes da época. Segundo o presidente da AACOM (Associação Atlética de Comunicação) da época, Vitor Forcellini, algumas associações já disputavam jogos. “A gente tinha o JUCS (Jogos Universitários de Comunicação Social), outras a Intermed, Jiudesc e etc. A ideia era fazer algo do tipo em Joinville até porque muitas não tinham jogos. Através disso, surgiu o Interlaje, uma junção de modalidades que seria disputada por estudantes de diversas universidades da cidade”, comenta.
A primeira edição ocorreu em 2015, sendo a campeã a atlética ABUS, da Univille. Com o decorrer dos anos, as competições foram evoluindo e abrangendo mais esportes, aumentando a integração dos universitários e hoje sendo considerada uma das maiores da região.
